O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Ato de amor

Número de doadores de sangue cresce 33% em Betim, mas estoque está baixo

Hemominas fará ação na próxima semana para homenagear voluntários

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Doação
Rosana é voluntária há sete anos como doadora de sangue
PUBLICADO EM 21/11/19 - 20h31

Há pelo menos sete anos, a empresária Rosana Souza Medeiros, 37, doa sangue voluntariamente em Betim. Para ela, o ato é uma forma de ajudar a salvar vidas. “Nuca sabemos o dia de amanhã. Pode ser que algum dia, eu ou alguém que eu ame precise”.

Apesar de o número de doadores voluntários de sangue em Betim ter crescido 33% neste ano – 12 mil candidatos foram até ao Hemominas entre janeiro e outubro de 2019, contra 9.000, no mesmo período em 2018 –, ele ainda não é suficiente para suprir a demanda dos hospitais de Betim e Contagem, aos quais a Fundação Hemominas do município abastece.

Segundo João Batista de Melo, captador de doadores do Hemominas em Betim, hoje, o estoque de sangue na unidade está 40% abaixo do normal. “Em outubro, o número de doadores voluntários foi menor do que a média mensal. Com isso, o estoque não está satisfatório”, disse.

O tipo sanguíneo O negativo, que demanda atenção especial por ser considerado o doador universal, é o com menor estoque. “Essa é uma situação de alerta. Por isso, para tentar aumentar o estoque, passamos também a fazer coletas externas”, afirmou Melo.

Outra forma encontrada pela Fundação Hemominas para conquistar mais doadores, é homenageando aqueles que já são voluntários. Para isso, na semana em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, nesta segunda-feira (25), a unidade de Betim preparou várias atividades, como a distribuição de café da manhã especial.

“Essa semana é uma oportunidade de agradecermos aqueles que se dispõem, de forma voluntária, a ajudar os outros”, salientou Melo.

Para doar

A Fundação Hemominas Betim fica na rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, no bairro Jardim Brasília. O horário de funcionamento na unidade é das 7h às 11h.

O que achou deste artigo?
Fechar

Ato de amor

Número de doadores de sangue cresce 33% em Betim, mas estoque está baixo
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter