O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação do novo coronavírus nas unidades de saúde na Rede SUS de Betim, na região metropolitana, é o menor em 45 dias. A informação foi divulgada pela prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até a manhã desta segunda (31), havia 70 pacientes ocupando os leitos de terapia intensiva (UTI) – são 100 no Cecovid 4, instalado no centro materno-infantil, e outros cinco no Cecovid 2, o Hospital de Campanha, no Fiat Clube. A taxa de ocupação desse tipo de leitos é de 67% (são 105 ao todo). Dos internados, 47 são moradores de Betim e 23 de outras cidades.
Já dos 115 leitos clínicos no Cecovid 2, há 32 internados, uma taxa de 28% de ocupação. Desse total, 31 são de Betim.
“É o menor número de ocupação nos últimos 45 dias que registramos em Betim. Outra informação importante é que, dos internados nos leitos de UTI, 15 fazem o uso de respiradores. Esse é um dado positivo, já que já registramos até 41 pacientes nessa situação. Isso mostra uma tendência de redução de novos casos e também da quantidade de quadros graves da doença. Mas não podemos deixar de continuar com as medidas de biossegurança, como uso de máscaras, distanciamento, higienização dos locais e das mãos com álcool 70% e a medição de temperatura nos estabelecimentos”, disse o prefeito Vittorio Medioli (PSD).
O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares, afirma que há uma tendência de redução de novos casos. “Temos observado que, nas duas últimas semanas, há uma tendência de queda na velocidade de surgimento de novos casos. Registramos, até a manhã desta segunda (31), o menor número de pacientes internados nos leitos criados exclusivos para tratamento da Covid-19 na Rede SUS, além de menos pessoas precisando de usar ventilação mecânica”, disse.
No entanto, ele reforça que a população não pode relaxar nos cuidados de prevenção. “As medidas de prevenção devem e precisam continuar. A pandemia não acabou e, se houver um relaxamento na população, o número de casos voltará a aumentar. Por isso, as pessoas com comorbidades, os idosos e demais grupos de risco devem permanecer atentos. Os jovens, que mais circulam, precisam manter os cuidados para não levar o vírus para dentro de caso. O uso de máscaras é essencial ao sair de casa, caso precise, além da manutenção do distanciamento e da higienização das mãos”, concluiu Soares.
Balanço de casos
Desde o início da pandemia, Betim já contabiliza 4.750 casos confirmados de moradores com a Covid-19. São 175 óbitos registrados até esta segunda (31).
Do total de casos, 3.728 já está recuperados, e outros 815 estão em acompanhamento. Há 32 moradores da cidade que testaram positivo para a Covid-19 internados na Rede SUS do município.