
Mudança de hábito
Número de vagas para home office cresce 300%
Empresas de tecnologia foram as que mais contrataram nesse modelo em 2020, segundo site de recrutamento

Com a pandemia, as relações de trabalho mudaram e modelo home office – quando o trabalhador realiza o serviço de casa – passou a ser adotado por empresas de diversas áreas. O número de ofertas desse tipo de emprego cresceu 309% no país em 2020, segundo o site de recrutamento vagas.com. No total, foram 2.428 vagas abertas.
As empresas de tecnologia foram as que mais contribuíram, ofertando 41% dos postos de trabalho abertos. Completam o ranking o setor de finanças, com 11%, consultoria e gestão 10%, seguros 8%, telecomunicações 7% e educação 4%. Outros setores somam 19% .
O empresário Paulo Henrique Barros tem uma empresa na área de tecnologia em Betim e há um ano passou a adotar o modelo home office com parte da equipe por causa da pandemia. Hoje, dez dos seus 23 funcionários do escritório de Betim estão trabalhando de casa, ou seja, cerca de 40%.
“A pandemia acabou acelerando a adoção do home office, que tem suas vantagens, como evitar o tempo de deslocamento. Mas observamos que, em alguns momentos, a falta de interação acaba prejudicando. Por isso, muitas empresas de tecnologia do Vale do Silício (EUA), como o próprio Google, estão estudando a adoção do modelo híbrido, que mescla alguns dias com home office e outros presenciais”.
Barros acrescentou que o modelo de teletrabalho abriu oportunidade para que pessoas de cidades mais distantes trabalhassem em Betim. “Estamos hoje com um profissional em Manhuaçu (Zona da Mata)”.
A gerente de projetos Larissa Lott também está há um ano atuando de home office. “Sinto falta das conversas presenciais onde surgiam várias ideias para os projetos, mas a pandemia e a adaptação para o modelo de trabalho em home office nos mostrou que conseguimos obter os mesmos resultados de forma online”.
Ela acrescentou que as empresas têm que estar atentas para problemas de saúde que podem surgir, como doenças por má postura e psicológicas.
---
O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
