Cerca de 120 mil moradores serão beneficiados com a construção do Centro Municipal Infantil (CIM) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambos localizados no bairro Jardim Alterosas. O lançamento das obras, 100% custeadas por meio de contrapartidas da iniciativa privada, ocorreu na última quarta (19). Segundo a prefeitura, a previsão é que a creche e a UPA sejam inauguradas em 2019.
“O Alterosas é o coração de Betim. Mais de 25% da população da cidade mora nesta região. Sua posição fica no centro do município, onde é necessário instalarmos serviços de grande porte para que possam atender ao grande volume de demanda que existe na região. Nesta quarta (19) estamos dando partida a essas duas importantes obras. A UPA Alterosas é de grande porte, a maior de Betim, e prevista para atender cerca de 120 mil habitantes. Ela será uma unidade modelo e que vai inspirar a construção de outras UPAs. Já a creche será a maior construída em Minas, com capacidade para atender quase 600 crianças e com possibilidade de ampliação do número de vagas”, salientou o prefeito Vittorio Medioli, em discurso feito durante a solenidade de lançamento das duas obras.
De acordo com a presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), Marinésia Makatsuru, os novos espaços foram pensados para atender com qualidade e agilidade a demanda da região. “Os novos espaços irão beneficiar cerca de 120 mil pessoas. No âmbito da educação, estamos investindo em uma creche mais extensa, com capacidade para atender 564 crianças e suprirá a necessidade da comunidade que, hoje, conta com uma grande fila de espera para a educação infantil. Na saúde, a nova unidade contará com um espaço amplo, pensado para que os atendimentos sejam rápidos e eficazes”.
O secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, lembrou que, em outras administrações, foi cogitado o fechamento da atual UPA Alterosas. “Nós não apenas a mantivemos, mas estamos lançando a obra de um prédio mais amplo e moderno, adequado aos moldes do Ministério da Saúde e com um projeto aprovado pela Vigilância Sanitária. Essa nova UPA ampliará o espaço de atendimento, dando mais conforto e segurança tanto aos pacientes como aos servidores que trabalham na unidade. A região do Alterosas é a mais populosa da cidade, e a construção dessa nova UPA faz parte do planejamento de garantir uma assistência melhor aos usuários do Sistema Único de Saúde de Betim”.
Maior de Minas
Durante a solenidade de lançamento das obras, o prefeito Vittorio Medioli afirmou que, quando finalizado, o novo Centro Municipal Infantil (CIM) será o maior já construído em Minas. “A creche poderá abrigar em tempo integral mais de 600 alunos, de 0 a 5 anos, podendo chegar a mais de 800 crianças em meio período. Essa creche é a quinta que estamos lançando com verba que não existia e que conseguimos por meio de contrapartidas. No próximo mês, vamos lançar mais seis creches”, disse,
O secretário municipal de Educação, Pedro Pinto, lembrou que a creche é esperada há anos pela comunidade da região. “Será um espaço moderno e amplo, assegurando melhorias às condições de trabalho dos servidores”.