A Prefeitura de Betim realizará mais um importante passo para concluir o projeto de reestruturação da rede básica de saúde, que prevê a construção de 23 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até 2020.
Depois de entregar aos betinenses, em junho deste ano, dois novos postos de saúde, nos bairros Vila Recreio (região do Teresópolis) e Parque do Cedro (no Icaiveira), agora será a vez dos moradores do Jardim Teresópolis também receberem uma ampla e moderna UBS. A solenidade de inauguração, marcada para este sábado (10), às 10h, terá uma grande festa, com atrações musicais, rua de lazer e prestação de serviços à comunidade.
“É uma unidade do mesmo padrão e modelo das que já entregamos no Vila Recreio e Icaivera. Essa é a terceira unidade que será entregue, e outras 20 serão abertas à população. Elas mudarão e melhorarão a qualidade do atendimento na região, e a população vai ficar muito satisfeita com o respeito que estamos tendo com eles”, disse o prefeito Vittorio Medioli em sua rede social.
As obras de outras nove UBSs estão em andamento nos bairros Trincheira, Universal, Caic (Capelinha), Laranjeiras, Nova Baden, Novo Amazonas, Paulo Camilo, Campos Elíseos e Cachoeira. Também serão construídas outras 11 UBSs, no Sítio Poções, Nossa Senhora de Fátima, São Luiz, Vila Bemge, PTB, Cidade Verde, Vianópolis, Conjunto Celso Pedrosa, Bom Retiro, Colônia Santa Isabel e Alcides Brás.
Localizada na rua Dulce Brandão, 52, nas dependências do Complexo Esportivo Riccardo Medioli, a nova UBS Teresópolis, que será inaugurada, conta com 560 m² de área construída e recebeu R$ 1,2 milhão de investimentos, 100% custeados por meio de contrapartida da iniciativa privada.
O novo posto vai substituir o antigo prédio que funciona na região, no bairro Vila Bemge, próximo à Maternidade do Imbiruçu. A UBS Teresópolis terá três equipes do programa Saúde da Família e capacidade para assistir a 10.500 moradores.
“A antiga unidade de saúde não comporta mais a demanda da região. Com a inauguração da nova instalação, no Complexo Esportivo Riccardo Medioli, somada à UBS Vila Recreio, que já está funcionando desde junho, a população passará a ser atendida com melhor qualidade. A nova unidade contribuirá para a reestruturação da rede básica de saúde na região, garantindo mais eficiência na assistência”, disse o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho.
A UBS Teresópolis é dividida em quatro eixos, conforme cada serviço prestado. O médico é composto por seis consultórios multifuncionais, dois consultórios ginecológicos, salas de cuidados básicos, de nebulização, para agentes de saúde e de reuniões. O eixo odontológico conta com sala composta por quatro cadeiras odontológicas para atendimento clínico, escovário, máquina de raio X odontológico, sala de lavagem e desinfecção instrumental.
A parte externa possui salas de vacina, de curativos, de coleta e uma farmácia com espaço para armazenar medicamentos, além de abrigo de acesso à recepção. Já o eixo de apoio conta com ambiente de limpeza, dois cômodos de resíduos, almoxarifado e rouparia, dois vestiários, copa e estacionamento com capacidade para 11 vagas.