O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Investimento

Prefeitura de Betim publica edital para obras em 23 encostas

Serão investidos R$ 28,7 milhões em contenções de encostas em 20 bairros diferentes

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Encosta
Rua Silvia, no bairro Parque Fernão Dias, será um dos locais contemplados com obras
PUBLICADO EM 22/08/19 - 20h58

A prefeitura publicou, no último dia 15, edital para realizar obras de contenção de encostas em 23 áreas consideradas de risco no município. Com isso, centenas de famílias que atualmente vivem em 20 bairros da periferia de Betim serão beneficiadas com obras de contenção e de prevenção de acidentes. 
O resultado do processo licitatório está marcado para o próximo mês.

Ao todo, serão investidos R$ 28,7 milhões provenientes de recursos federais que a Prefeitura de Betim conseguiu a liberação. 

O recurso do governo federal estava disponível para o município desde 2012, entretanto, entraves burocráticos e políticos impediram o início das obras. 

A liberação do montante somente foi possível depois que o prefeito Vittorio Medioli foi até Brasília, em novembro de 2017, e se reuniu com o ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, para solicitar agilidade no processo. 

Os projetos foram revisados e refeitos, sendo aprovada pelo governo federal a liberação dos recursos. 
As obras serão realizadas em 23 locais, que foram divididos em dois lotes por causa dos tipos de intervenções que será realizada. 

“O primeiro lote, que contempla 11 áreas, terá como obra o gabião (um tipo de muro de arrimo utilizado para estabilizar encostas), que é uma solução mais rápida de construção. Já o segundo lote prevê obras com outros tipos de soluções de engenharia, como cortinas atirantadas, solo grampeado e muros de contenção de concreto, que também são aplicadas em áreas de risco”, explicou a presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos), Marinésia Dias Makatsuru.

Ela destaca a importância que essas intervenções terão para quem vive nessas áreas na cidade. “São obras que trarão mais segurança aos moradores desses locais que estão em áreas de risco. Como são obras com valores mais elevados, a complexidade dos projetos também é alta. A nossa expectativa é que as intervenções estejam prontas até o próximo ano”, completou Marinésia. 

A Ecos vai monitorar a execução das obras.

O que achou deste artigo?
Fechar

Investimento

Prefeitura de Betim publica edital para obras em 23 encostas
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter