O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Campanha

Prefeitura instala postos volantes para vacinar contra a gripe

Objetivo é intensificar a imunização do público-alvo

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
DM_20160430_004.jpg
CIDADES - BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - BRASIL - 30.4.2016 - Dia D de vacinacao contra a gripe ( vacina influenza trivalente ) no Centro de Saude Cachoerinha em Belo Horizonte MG. Foto: Douglas Magno / O Tempo
PUBLICADO EM 25/04/19 - 20h19

A campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador de diversas doenças respiratórias, dentre elas a gripe, em Betim agora está sendo feita também em postos volantes instalados em locais de grande circulação de pessoas. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é intensificar a cobertura do público-alvo que ainda não foi vacinado, desafogar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atender as pessoas fora do horário de trabalho.

A meta do município é imunizar 103.246 pessoas, sendo 90% de cada grupo que é público-alvo. Em Minas Gerais, a estimativa é que 6.018.977 pessoas sejam vacinadas. No próximo sábado (4), será o dia D para mobilização no país.

Na última quinta-feira (25), um posto volante foi montado na rede de ensino Genoma e, neste sábado (27), a unidade itinerante de vacinação estará no Monte Carmo Shopping. Na próxima semana, a equipe da saúde estará na Câmara Municipal, em comunidades terapêuticas e em outras instituições da cidade.

As doses da vacina, que é trivalente, imunizando contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza tipo B, também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que têm sala de vacinação.

A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, conforme recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A gripe é uma doença sazonal e típica do inverno, já que as pessoas ficam mais aglomeradas e em lugares fechados. Por isso, antes mesmo de chegarmos neste período, é importante que as pessoas se vacinem, sempre munidos do cartão de vacinação. Deixar para se vacinar no inverno é tarde”, salientou Úrsula Santos, referência técnica em imunização na Secretaria Municipal de Saúde. 

Foco da imunização

A vacinação contra a influenza é destinada às gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que estão cumprindo medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e detentos. 

Para se vacinar nas UBSs ou postos volantes, as pessoas devem levar a carteira de vacinação, junto com um documento de identidade.

O que achou deste artigo?
Fechar

Campanha

Prefeitura instala postos volantes para vacinar contra a gripe
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter