O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Atenção

Prefeitura intensifica vacinação contra sarampo

Campanha teve início na segunda (10) e segue até março; Dia D será neste sábado

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Vacinação
Prefeitura montou pontos de vacinação em shoppings
PUBLICADO EM 13/02/20 - 21h39

A Prefeitura de Betim deu início, na última segunda (10), a uma nova campanha de vacinação contra o sarampo. O objetivo da ação, recomendada pelo Ministério da Saúde, é intensificar o combate à doença no país, que teve mais de 18 mil casos confirmados no Brasil no ano passado. 

O Dia D será neste sábado (15), quando as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h para realizar a vacinação. Também serão montados postos volantes para atender a população. Para isso, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão trabalhando das 10h às 16h nos shoppings da cidade, Monte Carmo e Partage.

Será oferecida durante a campanha a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, para as crianças e jovens de 5 a 19 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto para o sarampo. Para a imunização deste público-alvo são necessárias duas doses. É necessário apresentar um documento com foto e o cartão de vacinação. Segundo a prefeitura, as pessoas receberão a vacina conforme avaliação do cartão.

A campanha seguirá até o dia 13 de março nas unidades básicas de saúde. Antes erradicado, o sarampo voltou de forma assustadora em várias partes do país. 

De acordo com a Agência Brasil, em 2019, foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios brasileiros. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco. Em Betim, houve apenas um caso notificado da doença, mesmo assim, de um italiano que chegou à cidade já doente. 

Betim
A cobertura vacinal de Betim está acima de 90%. De acordo com a Central de Imunização da Secretaria de Saúde de Betim, a meta anual para a primeira dose da vacina tríplice viral, aplicada em crianças de um ano conforme Calendário Nacional de Vacinação, é de no mínimo 95%, o que representaria 5.621 crianças ao ano em Betim.
Em 2019, foram aplicadas 5.355 doses da tríplice viral em crianças dessa idade, o que representa uma cobertura de 90,50%, na aplicação da 1ª dose. Em janeiro de 2020, foram vacinadas contra o sarampo 489 crianças menores de dois anos.

De acordo com a referência técnica em imunização da Prefeitura de Betim, Úrsula Rodrigues dos Santos, a adesão da população é fundamental para garantir a proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país. “Este é um passo importante para a ‘recertificação’ da eliminação da doença do Brasil. Deixar de se vacinar não é uma escolha individual quando se vive em sociedade. Se vacinar é evitar que doenças erradicadas voltem e matem outras pessoas. É acima de tudo zelar pela proteção coletiva”, afirmou.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta, a vacinação contra o HPV – doença sexualmente transmissível – também terá reforço. Isso porque, apesar de todos os esforços da prefeitura, a cobertura vacinal continua abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde 80%. 

Em 2019, 78% da meninas de 9 a 14 anos receberam a 2ª dose da vacina, e 45% dos meninos de 11 a 14 anos foram imunizados. 
“Além de a vacina contra HPV estar disponível nos postos de saúde, agora também vamos fazer uma ação nas escolas municipais para aumentar a imunização dos jovens. Graças a ações como essas, a nossa cobertura vacinal vem crescendo”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura. 
 

O que achou deste artigo?
Fechar

Atenção

Prefeitura intensifica vacinação contra sarampo
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter