O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Ambiental

Quase 300 caçambas para coleta seletiva serão instaladas na cidade

Previsão é que todas as regiões de Betim sejam contempladas com a medida

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Coleta seletiva Betim
Projeto das caçambas da coletiva vai contemplar todas as regionais
PUBLICADO EM 14/05/20 - 22h51

A educação ambiental não foi deixada de lado mesmo com a pandemia e, agora, ganhará um importante reforço. É que a prefeitura começou a instalar caçambas destinadas à coleta seletiva nos bairros da cidade nesta semana. Ao todo, serão 288 caçambas com compartimentos separados para cada tipo de lixo: vidro, plástico, papel, material orgânico e metal. 

Os 30 primeiros locais que receberão as caçambas serão na Regional Alterosas. A previsão é que, em cerca de dois meses, as demais sejam contempladas. “São espaços que têm separação para cada tipo de material. Colocamos um espaço para material orgânico porque, assim, as pessoas não o misturam junto ao reciclável”, explicou o diretor de Serviços Ambientais da Empresa de Construção, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos), Ronie Von Fonseca. 

Ainda segundo ele, a intenção é promover a conscientização da importância de se separar os materiais que serão descartados, valorizando o meio ambiente. “Faz parte do programa de desenvolvimento sustentável e de educação ambiental. O projeto da coletiva seletiva já foi implantado em escolas para conscientizar os alunos, que levam isso para a casa. Agora, esperamos que as pessoas possam fazer o descarte de maneira correta com as caçambas que a prefeitura está instalando nas ruas”, completou Fonseca. 

Uma equipe técnica mapeou os locais com maior índice de descarte irregular de materiais. “A partir daí, foram definidos os pontos para a instalação das caçambas. As regionais Norte, Imbiruçu, Vianópolis e PTB já receberam a análise técnica dos pontos e serão as próximas a receberem o projeto. Paralelamente, o trabalho segue nas demais regionais para que, até o fim do semestre, as 288 caçambas estejam devidamente instaladas”.

Nas escolas
O projeto Coleta Seletiva nas Escolas foi lançado em junho do ano passado e já abrange 21 instituições de ensino da rede municipal. Somente entre os meses de novembro e dezembro de 2019, foram recolhidos 2.267kg de materiais recicláveis nestes pontos, entre os produzidos na própria escolas e levados pelos moradores da comunidade, uma vez que o uso é destinado a todos. 

Parte do material é recolhido por associações de materiais recicláveis, gerando renda para dezenas de famílias. 

A expectativa da prefeitura é que as demais escolas sejam contempladas com o programa assim que as aulas puderem retornar.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Ambiental

Quase 300 caçambas para coleta seletiva serão instaladas na cidade
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View