O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

No vermelho

Quase 70% das famílias betinenses têm dívidas

Pesquisa foi feita pela CDL Betim em setembro

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Dívidas
Cartão de crédito ainda é o vilão do endividamento
PUBLICADO EM 03/10/19 - 20h58

Pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Betim revela que 68% das famílias residentes na cidade estão endividadas. Os dados, levantados em setembro, mostram que o cartão de crédito é responsável por 42% desse endividamento, e que 59% das pessoas entrevistadas estão inadimplentes. A pesquisa aponta também que 84% dos pesquisados possuem renda familiar abaixo de dez salários mínimos. 

Para Osvaldo de Oliveira, coordenador do curso de administração da PUC Minas Betim, a situação das famílias betinenses não é diferente das brasileiras e reflete a crise econômica pela qual o país vem passando nos últimos anos. Como comparativo, ele citou uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também feita de setembro, que mostra que o percentual de famílias brasileiras endividadas é de 64,8%, taxa bem próxima à de Betim. O levantamento também coloca o cartão de crédito como causador de 79,3% das dívidas das famílias entrevistadas.
“Muitas dessas compras são compulsivas e feitas com produtos que não são de primeira necessidade. Também existe o problema da falta de controle no uso do cartão de crédito atrelada à facilidade de compra. Mesmo sem ter o dinheiro, o consumidor satisfaz a sua necessidade imediata sem planejar o futuro, que é quando chegará a fatura para ser paga”, explicou.

O que achou deste artigo?
Fechar

No vermelho

Quase 70% das famílias betinenses têm dívidas
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter