
Saldo de empregos é positivo pelo quinto mês seguido em Betim
De acordo com o Caged, município gerou 910 postos de trabalhos em outubro; desde junho, cidade tem geração de vagas

Pelo quinto mês consecutivo, Betim registrou saldo positivo na geração de empregos. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostram que, em outubro, o resultado teve saldo positivo de 910 postos de trabalho (foram 3.523 admissões e 2.613 demissões).
O balanço mostra que, mesmo com a pandemia, a disponibilidade de vagas vem crescendo desde junho, resultando na criação de novas vagas há cinco meses. Em outubro, a indústria teve o melhor resultado, com saldo de 393 postos de trabalhos, seguido por serviços (270) e comércio (175).
No acumulado do ano, Betim também apresenta mais contratações do que demissões. Entre janeiro e outubro, o resultado é 1.279 vagas geradas no município: foram 28.659 admissões contra 27.380 desligamentos. Desde junho, os resultados apresentados são positivos na geração de novas vagas formais na cidade, o que mostra uma retomada da economia diante da crise econômica.
Segundo o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Antônio Carlos de Matos Rocha, a superintendência – que é ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) – tem percebido aumento da procura das empresas por empregadores. “Há cerca de um mês, as áreas de logística e indústria estavam liderando, mas há umas duas semanas, os setores de serviços e comércio também aumentaram a demanda. É importante acrescentar que a Seter tem uma atuação mais concentrada, que aumenta a possibilidade de as vagas serem destinadas a moradores de Betim”, destacou.
Ainda segundo ele, a Seter tem sido um importante canal catalisador para pré-seleção de postos de trabalho. Toda semana, a superintendência disponibiliza vagas de empregos para pré-seleção em que os candidatos se inscrevem, pela internet, para a vaga em que querem concorrer e, caso sejam aprovados nessa primeira etapa, são chamados para entrevistas. “Isso é importante porque dá mais condição para que o trabalhador da cidade tenha mais possibilidade de ficar com a vaga”, completou.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Fabiane Quintela, esse resultado é fruto do desenvolvimento da cidade e de uma administração organizada. "A Seter tem um banco de dados tanto de trabalhadores quanto de empresas, e isso contribui para maior oferta e preenchimento de vagas. Além disso, há qualificações de mão de obra, o que é outro diferencial", concluiu a secretária de Assistência Social, Fabiane Quintela.
Vagas disponíveis
A Seter está com vagas de emprego disponíveis para pré-seleção até a próxima segunda-feira (30). CLIQUE AQUI e se increva.
Veja também

