A Secretaria Municipal de Saúde começou a receber, nesta semana, novos equipamentos e insumos que serão utilizados na assistência odontológica da rede. A entrega do material é fruto de uma contrapartida entre o município e a PUC Minas, que possibilita que os estudantes façam estágio nas unidades do município. Atualmente, são cerca de 730 alunos do curso de medicina atuam na rede pública.
Ao todo, serão entregues 40 cadeiras odontológicas, 30 aparelhos de profilaxia, 90 cadeiras para o uso dos dentistas, 40 kits acadêmicos odontológicos, seis compressores de ar e seis aparelhos de raio X. “São equipamentos robustos e modernos que vão ajudar a melhorar o atendimento nas unidades”, afirmou o prefeito Vittorio Medioli.
O convênio entre a prefeitura e a PUC Betim foi assinado na segunda (8). “A oportunidade de estágios estimula a prestação de serviços de saúde voltados às comunidades. Isto vai ao encontro com as diretrizes humanistas da PUC Minas, pois nossos alunos, além de aliarem a teoria à prática, aprendem habilidades e atitudes que valorizam o cuidado e humanizam o exercício da profissão”, salientou o pró-reitor adjunto da PUC Minas Betim, Eugenio Batista.
Unidades contempladas
O material já começou a ser distribuído nas clínicas odontológicas de 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEU) da UBS Angola, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Teresópolis e no Hospital Regional.
“Esses equipamentos e insumos vão proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais e atendimento de mais qualidade aos usuários”, reforçou Edilene Matos, referência técnica da saúde bucal.
A dona de casa Maria Auxiliadora Silva, 56, elogiou a qualidade dos equipamentos. “Estou fazendo tratamento de canal e achei essas cadeiras muito mais confortáveis. É bom ver que o atendimento está melhorando”, disse.