O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Em Betim

Semas publica edital para ampliar atendimento social

Instituições interessadas em participar do chamamento público devem se inscrever até o dia 19

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Cras de Betim
Cras do município oferecem atividade de convivência inclusiva
PUBLICADO EM 08/08/19 - 22h13

A prefeitura publicou edital para ampliar a prestação de serviços e atendimentos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Com isso, está sendo realizado um chamamento público para a escolha de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que ficará responsável pela oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) na cidade.

O objetivo desse programa é prevenir a ocorrência de situações de violência e risco social por meio de ações que fortaleçam a convivência familiar e comunitária. Em Betim, as atividades do SCFV são realizadas em grupos intergeracionais, estimulando as trocas culturais e a vivência entre os usuários. Elas complementam o trabalho social desenvolvido com os usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), por meio de atividades lúdicas e oficinas diversificadas.

Conforme o edital, publicado no “Órgão Oficial” do último dia 20, as entidades que desejam participar do processo têm até o dia 19 para protocolar suas propostas na Superintendência de Convênios e Parcerias, que fica no centro administrativo. 

Segundo a prefeitura, o chamamento público cumpre a determinação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, a Lei Federal 13.019/2014, que estabelece a exigência do processo para todas as contratações de parceria.

“A organização vencedora terá como objetivo ampliar as atividades ofertadas, propor oficinas diversificadas e inclusivas. São desenvolvidas ações de inclusão para idosos, crianças e mulheres, por exemplo. Com essa ampliação dos serviços, nossa equipe consegue identificar possíveis casos de pessoas em vulnerabilidade ou que estão com alguma iminência de ter o direito rompido. Então, o objetivo é evitar que isso aconteça. Nossa expectativa também é disponibilizar um cronograma variado, com escala de atendimento ampliada e oportunidades para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município”, destacou a secretária de Assistência Social, Fabiane Quintela, a Bia. 

Ainda conforme a secretária, o termo de colaboração que será assinado entre o município e a organização social estabelece que as atividades sejam executadas nas 16 unidades dos CRAS. “Com o novo termo de colaboração, vamos potencializar esses serviços, oferecendo ao cidadão melhores condições de vida por meio da assistência”, completou.

A artesã Cláudia Barroso Costa participa há oito anos das atividades no Cras do bairro Cruzeiro, na região do PTB. “Às vezes, estamos tristes, chateados e, de repente, a interação com as pessoas muda o nosso dia. A união é muito bacana, pois há o respeitar com a participação de todos”, disse. 
 

O que achou deste artigo?
Fechar

Em Betim

Semas publica edital para ampliar atendimento social
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter