Velocidade

Talento mirim do motocross fatura 2º lugar em torneio

Ignácio Gabriel, atleta betinense de apenas 7 anos, treina com campeã brasileira da modalidade e vai competir no Paraná

Publicado em 17 de junho de 2021 | 21:10

 
 
normal

Ele tem apenas sete anos, mas já está se destacando no motocross mineiro. Neste mês de junho, Ignácio Gabriel Oliveira competiu com 16 pilotos na categoria 50 cilindradas (de 4 a 9 anos de idade) e faturou o 2º lugar no torneio Estrada Real, que reuniu atletas mineiros, cariocas e capixabas. O próximo desafio do betinense será no primeiro fim de semana de julho, quando ele disputará com pilotos de todo o Brasil o Campeonato Paraense. 

Competindo apenas há alguns meses torneios de motocross, Ignácio Gabriel já coleciona vários títulos no bicicross, esporte que pratica desde os dois anos. 
O talento do menino vem de berço: o seu pai Ignácio Gabriel Andrade, o Ratinho, já foi campeão mineiro e vice-campeão brasileiro da modalidade. 

Treinamento
Para ajudar o filho, Ratinho conta com os ensinamentos da atual campeã brasileira Mariana Balbi e de José Balbi, que já foi o melhor piloto do Brasil. “Pelo menos três vezes por semana eu levo o Gabriel para se aperfeiçoar no centro de treinamento deles, o 582, que fica na cidade mineira de Carmópolis”, contou. 

Além disso, Ignácio Gabriel também está treinando no Parque Fernão Dias, em Contagem, até que a reforma da Pista de Bicicross Aquileu Franco do Amaral, em Betim, fique pronta. E o talento do jovem betinense ainda enche de orgulho o pai. “Ele anda de bike desde os dois anos e de moto desde os quatro anos. Fico feliz demais de vê-lo competindo. Até choro na pista”, afirma Ratinho, emocionado. 

Ainda segundo ele, a irmã de Gabriel, de apenas dois anos, promete também trilhar o mesmo caminho. “Ela já anda de bike também”, contou. 

Coleção de títulos
No motocross, Ignácio Gabriel fez três corridas. Duas na Copa Outono de Motocross, sendo que na primeira ele ficou em quarto lugar, e, na segunda, conquistou o segundo lugar. Na Copa Estrada Real, mais uma vez o pequeno ficou em segundo no pódio. Já no bicicross, o atleta é o atual campeão nacional e mineiro, além de ter garantido também o quarto lugar no Pan-americano, o quinto no Sul-americano e ter sido vice-campeão brasileiro.

Reforma da pista
Pista Internacional Aquileu Franco do Amaral, no bairro Bueno Franco, está sendo revitalizada pela prefeitura, e as obras entraram na fase final de intervenções. O espaço já foi palco de diversas competições estaduais, nacionais e internacionais e é considerada uma das melhores do Brasil.

Por ter sido alvo da ação de vândalos, que levaram computadores, móveis e parte da fiação elétrica, o local está ganhando cara nova e reposição dos equipamentos. O investimento é de R$ 95 mil. Já foram executadas manutenção hidráulica, reestruturação da rede elétrica, pintura da sede da pista e da arquibancada, pintura dos boxes e pavimentação da rampa do gate de largada. Ainda serão realizadas manutenção nas cancelas e iluminação do pátio. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos.