O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Melhoria

Unidade terá 56% de leitos a mais que a UPA Sete

Número de consultas aumentará em 5.000 por mês; crianças serão assistidas em um local separado dos adultos, oferecendo atendimento diferenciado e mais humanizado

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Conforto
Ao todo, nova unidade vai oferecer 36 modernos leitos
PUBLICADO EM 06/06/19 - 20h34

Com a abertura da UPA Norte, que ocorre na quarta (12), a partir das 7h, a prefeitura vai ampliar a capacidade de atendimento mensal de urgência da população na rede de saúde de Betim. Hoje o município realiza cerca de 8.500 atendimentos/mês na UPA Sete de Setembro e passará a realizar até 13.500 com nova unidade, ou seja, 5.000 a mais. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, simultaneamente ao início das atividades na UPA Norte, a UPA Sete de Setembro passará a receber pacientes para fazer exames agendados de raio X. “Já elaboramos um projeto para reformarmos a UPA Sete e transformá-la em um centro de referência em fisioterapia. Agora, esse projeto precisa ser aprovado pela Vigilância Estadual em Saúde”, disse. 

Ainda conforme Carvalho, a transferência dos serviços de urgência e emergência da UPA Sete para a UPA Norte foi necessária após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público, iniciada em 2008 e julgada em 2011, ter atestado a desconformidade do atendimento na UPA Sete e uma série de irregularidades na estrutura da unidade, construída em 1996. 

No relatório, feito com base em um laudo técnico do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), o Ministério Público aponta que a UPA Sete é “precária e obsoleta”.

Comparativo

A UPA Norte também vai ampliar o número de leitos em relação à Sete de Setembro. Com 1.900 m² de área construída, 965 m² a mais que a UPA Sete, a UPA Norte contará com 16 leitos adultos, 12 pediátricos e 6 de urgência e dois de isolamento, 56,6% a mais do que a Sete de Setembro. 

A nova unidade terá dois consultórios médicos a mais do que a Sete de Setembro e vai ter um fluxo de atendimento específico para a pediatria. “Na UPA Sete, as crianças eram atendidas juntos com os adultos. Essa separação vai proporcionar um ambiente humanizado e agradável para atender às crianças. Essa área contará com uma brinquedoteca, sala de preparação de mamadeiras e banheiro adaptado para as crianças”, explicou Carvalho.

Outra melhoria é que a UPA Norte terá espaços que a UPA Sete não possui atualmente, como sala de curativo, sala de procedimentos de enfermagem, salas de medicação venosa, central de material esterilizado e refeitório.

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Melhoria

Unidade terá 56% de leitos a mais que a UPA Sete
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter