O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Campanha

Vacinação contra a gripe inicia nos postos de saúde

Meta do município é imunizar mais de 103 mil pessoas até o dia 31 de maio

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 11/04/19 - 19h05

Começou em Betim a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, causador de diversas doenças respiratórias, dentre elas a gripe. As doses da vacina, que é trivalente, imunizando contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza tipo B, estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que têm sala de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde informou que não há registros de gripe influenza em 2019 na cidade. 

A meta do município é imunizar 103.246 pessoas, sendo 90% de cada grupo que é público-alvo. Em Minas Gerais, a estimativa é que 6.018.977 pessoas sejam vacinadas. No dia 4 de maio, será o dia D para mobilização no país.

Em 2018, três grupos não atingiram a meta de cobertura vacinal contra a gripe em Betim. As gestantes foram as com menor adesão, com apenas 73,67% delas vacinadas. Entre as crianças, a cobertura foi de 75,08%; e entre os trabalhadores de saúde, ficou em 87,52%. Os demais grupos atingiram a meta pactuada. Na média, no ano passado, 90,69% do público-alvo foi vacinado. Já em 2017, essa porcentagem foi de 81,68%.

“A gripe é uma doença sazonal e típica do inverno, já que as pessoas ficam mais aglomeradas e em lugares fechados. Por isso, antes mesmo de chegarmos neste período, é importante que as pessoas compareçam aos postos de saúde, sempre munidos do cartão de vacinação, para se imunizar. Deixar para se vacinar no inverno é tarde”, salientou Úrsula Santos, referência técnica em imunização na Secretaria Municipal de Saúde. 

A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, conforme recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente nesses primeiros meses do ano, 187 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo cinco por influenza, foram registrados em Minas. Um deles do tipo B e outros quatro por H1N1. 

Calendário de vacinação

Até o dia 19 de abril, as doses estarão disponíveis para gestantes e crianças de seis meses a cinco anos. 
Já entre os dias 22 de abril a 31 de maio, além das gestantes e crianças, poderão ser vacinados os idosos com mais de 60 anos, as mulheres que deram à luz em até 45 dias, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, os profissionais de saúde e os professores.

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Campanha

Vacinação contra a gripe inicia nos postos de saúde
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter