O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Benefício

Viaduto Torino: obra de mobilidade é finalizada

Estrutura será entregue na segunda (25) e reduzirá distância para fazer retorno na BR–381 em Betim

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Viaduto Torino
Viaduto Torino melhorará o trânsito na BR-381
PUBLICADO EM 21/05/20 - 22h56

Mais uma grande obra de mobilidade urbana será entregue para a população de Betim. Na próxima segunda-feira (25), será inaugurado o viaduto Torino, que faz parte do complexo viário Via das Indústrias. O viaduto, localizado no KM 483,3 da BR–381, melhorará consideravelmente o trânsito na região, reduzindo o tempo gasto para retorno e otimizando o transporte de cargas e mercadorias, além de beneficiar milhares de motoristas que passam pelo trecho diariamente. 

Com a inauguração do viaduto Torino, cuja obra é uma parceria das empresas da Operação Consorciada do Córrego do Pintado com a Prefeitura de Betim, os motoristas que estão no lado Norte da rodovia (sentido BH) após a rotatória da Refinaria Gabriel Passos (Regap) não precisão mais ir ao viaduto próximo à Hípica, em Contagem, para fazer o retorno – engarrafamentos são frequentes no local. E os condutores que estão no lado Sul da Fernão Dias (sentido SP), como no bairro Jardim Piemonte, não terão mais que retornar na rotatória da Regap. O investimento da obra foi de R$ 14 milhões e custeado totalmente pela iniciativa privada. 

“Essa obra faz parte do complexo viário que está sendo desenvolvido pelas empresas em parceria com a prefeitura. E o viaduto Torino dará uma vazão importante para quem precisa fazer um retorno. As empresas ganharão tempo no transporte e terão também economia. Com o viaduto, serão cinco quilômetros a menos para fazer o retorno, tanto em um sentido como no outro. Ou seja, melhorará o acesso para todo mundo, refletindo até na redução do trânsito no viaduto da Hípica, em Contagem”, afirmou o empresário Gustavo Gatti, que representa as empresas da operação consorciada. 

O viaduto foi construído com pilares de concreto e vigas metálicas com tabuleiro e em concreto pré-moldado. “Foi um processo de construção visando o melhor resultado e segurança. É uma obra muito boa que valorizará as empresas, contribuirá para o desenvolvimento e trará melhorias para todos”, disse. 

Complexo
O complexo viário da Via das Indústrias é um empreendimento da ordem de R$ 250 milhões em investimentos por meio de parceria público-privada. No fim de 2017, um trecho de 2,5 quilômetros de via, da BR–381 até a altura dos bairros Renascer e Amazonas, foi inaugurado. A Via das Indústrias começa no bairro Cascatas, no limite com Ibirité, corta a BR–381, na altura da Refinaria Gabriel Passos, e segue até o entroncamento com a Via Expressa, no limite com o município de Contagem. As obras contemplam 20 quilômetros de vias, além de viadutos, trincheiras, retornos e possibilitarão a ligação dos bairros Riacho III, Jardim Piemonte, Renascer e Amazonas. A obra da Via das Indústrias urbanizará uma região que estará com toda infraestrutura e logística preparadas para atrair novas indústrias para se instalarem a cidade.
 

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Benefício

Viaduto Torino: obra de mobilidade é finalizada
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View