O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Iniciativa

Alunos do Colégio Santo Agostinho dão uma aula de solidariedade

De pés descalços, professores e estudantes realizam a campanha ‘Um dia sem sapatos’

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Pelo quinto ano, alunos ficam descalços em campanha
Pelo quinto ano, alunos ficam descalços em campanha
PUBLICADO EM 16/04/15 - 19h11
De forma inusitada, os alunos do Colégio Santo Agostinho realizaram nesta quinta-feira (16) uma ação solidária em benefício de outras crianças. Com o tema ‘Um dia sem sapato’, a comunidade escolar se mobiliza em função de doações de calçados, cobertores e agasalhos. 
 
Pelo quinto ano consecutivo, alunos, professores e funcionários se unem em uma reflexão sobre como ajudar o próximo. A diretora do colégio, Aleluia Heringer Lisboa Teixeira, acredita que, mesmo com as aulas acontecendo normalmente, esse dia tem um ar diferente, não só pela possibilidade de ficar descalço, que é opcional, mas pelo símbolo que esse gesto carrega. “Graças a Deus, nossos estudantes não sabem o que significa não ter o que calçar ou a ausência de um cobertor, realidade de tantas crianças, jovens e idosos em nosso país. Ter sapato é tão básico que nem paramos para pensar na sua ausência. Proporcionar um momento para refletir sobre essa condição – do ter e do não ter – é algo extremamente educativo e formativo”, explica a diretora.
 
A sensibilização sobre o sentido da campanha no Colégio Santo Agostinho teve início há algumas semanas, com iniciativas dos professores em diversas disciplinas. Além disso, em sala de aula, os estudantes assistiram a um vídeo institucional que apresenta as nove unidades da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), dos frades agostinianos, que é mantenedora do Colégio Santo Agostinho. Além das três unidades do colégio (Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima), com alunos pagantes, a SIC mantém seis unidades educacionais inteiramente gratuitas, incluindo o uniforme, lanche e material escolar.
 
As doações serão encaminhadas para as seguintes instituições: Casa Madre Teresa de Calcutá (da paróquia Santa Efigênia, BH); Projeto Ser Humano (Contagem); Vicariato de Ação Social da Arquidiocese de Belo Horizonte. 
 
Exemplo
A campanha Um dia sem sapatos é inspirada pelo “One day [/NORMAL]without shoes”, que acontece em vários países, no mês de maio. O projeto foi criado pelo viajante norte-americano Blake Mycoski, que, em 2006, em viagem pela Argentina, conheceu crianças num povoado e descobriu que elas não tinham sapatos para proteger seus pés. Querendo ajudar, ele criou a TOMS Shoes, uma empresa que, a cada novo par de sapatos vendido, doa outro para uma criança em necessidade. Nos países pobres e em desenvolvimento, há milhares de crianças que crescem sem sapatos, tendo de caminhar quilômetros para conseguir comida e água, ajuda médica e frequentar as escolas (que frequentemente exigem sapatos como uniforme). 
Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Iniciativa

Alunos do Colégio Santo Agostinho dão uma aula de solidariedade
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Ou conecte-se com:
Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View