O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Positivo

Cerimonialistas de Contagem lançam campanha de valorização profissional

Objetivo é a valorização da profissão e também o propósito de divulgar o quanto é amplo o mundo de fornecedores de eventos

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
DANIEL MÁRCIO/DIVULGAÇÃO
A equipe do cerimonial, quando bem formada e capacitada, está pronta para administrar e solucionar qualquer imprevisto
PUBLICADO EM 20/08/19 - 17h17

Um grupo de cerimonialista de Contagem deu início a uma campanha publicitária onde o foco é a valorização da profissão e também o propósito de divulgar o quanto é amplo o mundo de fornecedores de eventos que são estabelecidos em Contagem.

A ideia desta campanha surgiu após um encontro deste grupo para uma roda de conversa onde houve troca de experiências, relatos das dificuldades encontradas e, principalmente, a desvalorização da profissão. Neste encontro que aconteceu somente com cerimonialistas de Contagem uma das conclusões foi que 80% dos serviços destes profissionais não é feito para clientes de Contagem, Belo Horizonte contrata mais os profissionais daqui do que os próprios contagenses.

Antes mesmo de mostrar aos contagenses a gama de profissionais do ramo que existe aqui na cidade, é necessário esclarecer a importância desses profissionais em qualquer evento, deste os small events até os grandes eventos, principalmente.

Justamento pelo desconhecimento do papel e das funções de uma equipe de cerimonialistas que normalmente são os últimos prestadores de serviços a serem contratados, isto quando são contratados. Este é um profissional de pouca visibilidade em qualquer evento, porém de grande importância.

Comparamos o cerimonialista como um regente de orquestra, um maestro. Ele dará o “tom” na festa, é a equipe cerimonialistas que cuidará da organização dos pequenos aos grandes detalhes. Aliás, para este profissional, não existem detalhes, existe um conjunto de dados, elementos e ideias que farão, ou não, o sucesso de um evento, seja social ou corporativo. A equipe do cerimonial, quando bem formada e capacitada, está pronta para administrar e solucionar qualquer imprevisto que ocorra, desde a supervisão de limpeza do local ao suporte no atendimento de convidados com necessidades especiais.

Uma das principais função do cerimonialista é, na fase do planejamento do evento, indicar bons e confiáveis fornecedores e após, fazer uma análise rigorosa dos contratos, inclusive fornecendo assessoria jurídica em tais análises.

Com estas parcerias, o cerimonial consegue também uma boa redução de custos nos gastos com o evento, esta redução pode chegar em até 30% de economia para o cliente.

Também é papel do cerimonial, após análise de perfil do contratante, auxiliar na identidade criando assim um evento com a “cara” do cliente.

Já nos eventos corporativos e políticos, há de se conhecer e entender o conjunto de regras e normas que regem o cerimonial como a precedência dos agentes presentes respeitando, determinando e obedecendo a manifestação de respeito devida a cada um deles, seja no status que ocupa na cerimônia em si como também na hierarquia. Esta avaliação é rigorosa e de extrema importância.

Nestes casos, a equipe deve estar preparada para lidar com situações delicadas e inesperadas. Além de tudo que foi exposto, nos eventos políticos, é importante evitar o estresse de se defrontar com situações de vaidades e competições. Justamente por isto é que existem as regras de cerimonial.

Não podemos definir cerimonialistas como aquelas pessoas, normalmente vestidas de preto, que recebem convidados e determinam lugares a serem ocupados, a estes chamamos de recepcionistas. Cerimonialistas são os profissionais devidamente formados e capacitados que conhecem regras, e protocolos, seguindo normas com ordem, disciplina, bom senso e bom gosto.

Cerimonialistas são os profissionais que se contratados não serão percebidos, se não contratados, farão falta.

O que achou deste artigo?
Fechar

Positivo

Cerimonialistas de Contagem lançam campanha de valorização profissional
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter