O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Fala

Chiodi cobra informações sobre reforma da UPA Sede e geriatria

'Precisamos avançar no atendimento prioritário ao idoso, especialmente nas UPAs'

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
ALEX CHIODI. O parlamentar na reunião plenária da Câmara local
PUBLICADO EM 10/05/19 - 03h00

Na reunião plenária desta terça-feira (07), o vereador Chiodi cobrou informações da Secretaria Municipal de Saúde a respeito da reforma da Unidade de Pronto Atendimento da Regional Sede.

A Unidade é referência na região e realiza cerca de 300 atendimentos por dia. "Há muito que a população tem reivindicado melhorias na estrutura, para um melhor acolhimento e atendimento dos pacientes", ressaltou Chiodi. O parlamentar solicitou detalhamento da obra, para que a comunidade possa acompanhar o que será feito na Unidade. "A população quer saber o que será feito e qual o prazo para a conclusão, haja visto que anseia por melhorias na estrutura há anos e nosso papel e cobrar e informar", explicou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as obras de requalificação da Unidade de Pronto Atendimento Sede tiveram início em 1º de maio, com previsão de término em outubro deste ano. No entanto, como a unidade está em funcionamento, pode haver atraso na conclusão.

Entre as intervenções estão a reforma do telhado, substituição de luminárias, reforma dos banheiros, rampa, sala de observação da pediatria, sala de exames, criação de novos ambientes, melhoria da acessibilidade e revitalização da pintura.

Geriatria

Na oportunidade, Chiodi aproveitou para pedir à Secretaria Municipal de Saúde implantação de Atendimento Geriátrico Referencial na Unidade Sede, que será responsável por atendimento voltado à população idosa frágil (60 anos ou mais). "Precisamos avançar no atendimento prioritário ao idoso, especialmente nas Unidades de Pronto Atendimento. A UPA Sede será referência para este tipo de atendimento, contemplando a população de todas as regiões. A saúde do idoso é delicada para demandar muito tempo de espera, por isso é necessário que seja efetivada a prioridade e que tenha uma Unidade de referência para que ele tenha o tratamento e acolhimento adequado", argumentou.

O geriatra é o médico especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de outras complicações. Mas para consultar com o geriatra não é necessário esperar chegar aos 60. Muitos médicos já recomendam ir ao geriatra aos 40 anos. Quanto antes se prevenir das doenças, mais saudável será a terceira idade.

O que achou deste artigo?
Fechar

Fala

Chiodi cobra informações sobre reforma da UPA Sede e geriatria
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter