O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Saúde

Contagem passa a ofertar procedimentos de histeroscopia

Serviço é inédito no município, destinado às mulheres diagnosticadas com miomas, pólipos, dentre outras doenças ginecológicas. O procedimento proporciona mais conforto e agilidade para as usuárias do SUS de Contagem.

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
ELIAS RAMOSPMC/DIVULGAÇÃO
As usuárias do SUS em Contagem poderão fazer procedimentos de histeroscopia no município
PUBLICADO EM 11/10/19 - 11h48

O mês de outubro é dedicado à conscientização da saúde da mulher. E a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passa a ofertar um serviço inédito às contagenses. A partir de agora, as usuárias do SUS em Contagem poderão fazer procedimentos de histeroscopia no município.

O procedimento é destinado às mulheres diagnosticadas com miomas, pólipos, dentre outras doenças ginecológicas. Tanto os exames quanto as cirurgias serão realizadas no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). A meta é realizar até 50 procedimentos por mês. “Passar a ofertar histeroscopia em Contagem é um benefício assistencial muito grande. Nossas pacientes não irão precisar se deslocar à capital. O governo tem a saúde como uma das prioridades e a saúde da mulher está neste contexto. Vamos agregar ainda mais serviços que possam trazer benefícios assistenciais”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva.

Para realizar os procedimentos, o município passa a contar com um equipamento específico que será utilizado por profissionais habilitados neste exame. As tecnologias vão auxiliar no tratamento, diminuindo o tempo de internação, risco de infecções e hemorragias. As técnicas aplicadas são minimamente invasivas, sem cortes profundos e com rápida recuperação. “A histeroscopia permite visualizar dentro do útero e identificar alterações. Em muitos casos é possível operar em um tempo relativamente curto, com mínimos riscos para a paciente”, explicou o ginecologista e obstetra, Alexandre Lima Castro Ferreira, profissional responsável pelas cirurgias ginecológicas avançadas no Complexo Hospitalar de Contagem.

Luciley Maria Leite Ribeiro, de 43 anos, residente no bairro Fonte Grande, fez a cirurgia no CHC para diminuir as cólicas frequentes e ficou muito satisfeita com o resultado. Mãe de quatro filhos, procurou atendimento após fortes cólicas. “A cirurgia foi rápida, durou cerca de 1 hora e a recuperação também”, explicou. A histeroscopia é agendada pela rede de saúde municipal após consultas e exames de diagnóstico serem realizados nas unidades de referência da paciente.

Saúde da Mulher

No Complexo Hospitalar de Contagem as mulheres também dispõem da videolaparoscopia, método também minimamente invasivo para o tratamento de patologias pélvicas, por meio de pequenos orifícios no abdômen, evitando-se grandes cortes cirúrgicos e proporcionando um trauma mínimo e recuperação rápida. Neste procedimento é possível ainda, a abordagem de cistos de ovário e endometriose pélvica. Além de cirurgias ginecológicas, cirurgias de mamas e core biopsy (biópsia da mama por agulha grossa).

O que achou deste artigo?
Fechar

Saúde

Contagem passa a ofertar procedimentos de histeroscopia
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter