O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Comunidade

Darcy Ribeiro muda lixão em jardim local

Por iniciativa de um grupo de moradoras, um local onde a comunidade tradicionalmente jogava lixo está se transformando completamente

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
FALA MORADOR. “A gente espera que os moradores parem de jogar lixo no local e ajudem a conservar”
PUBLICADO EM 10/05/19 - 03h00

Uma reivindicação antiga da comunidade do bairro Darcy Ribeiro, na regional Vargem das Flores, foi obtida. Os moradores lutara pela recuperação de uma grande área e sua transformação em um jardim.

Por iniciativa de um grupo de moradoras, um local onde a comunidade tradicionalmente jogava lixo está se transformando em um jardim comunitário, como explica Luciana Dias, moradora do bairro: “Fazemos um trabalho voluntário que reúne cerca de 15 moradores. Aqui antes era um lixão e, além do visual e do cheiro desagradável, estávamos sujeitos a várias doenças, inclusive a dengue. A Prefeitura limpou a área e imediatamente começamos o plantio. Agora, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Semad) está nos dando todo o apoio, fornecendo mudas e pessoal para ajudar a plantar. A gente espera que os moradores parem de jogar lixo no local e ajudem a conservar”, declarou.

As equipes de Educação Ambiental e da Superintendência de Praças, Parques e Jardins da Semad atuam no sentido de colaborar para a ampliação desse projeto, aumentando e revitalizando o jardim comunitário.

Comunidade

O educador ambiental Rodrigo Ribeiro conta que a ação partiu dos moradores. “Ficamos sabendo da iniciativa dos moradores e viemos colaborar para a ampliação desse projeto. Houve uma grande mobilização no bairro para limpeza e plantio das mudas. Plantamos cerca de 70 árvores pertencentes ao bioma da área e agora vamos complementar com o plantio de 20 árvores frutíferas. Estamos transformando o que era um lixão num ambiente agradável e de convívio para toda a comunidade”, ressalta o professor.

Além das mudas e da mão de obra, a Semad doou para a comunidade latas de tinta para a pintura dos pneus utilizados como base para as árvores e todo o ferramental necessário para a manutenção e conservação do local.

Descarte

A iniciativa tem como objetivo principal coibir o descarte de lixo no local. Mas deve-se ressaltar que os jardins comunitários também contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, trazendo bem-estar climático, psíquico e ambiental.

O que achou deste artigo?
Fechar

Comunidade

Darcy Ribeiro muda lixão em jardim local
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter