O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

CUSTOS. REDUÇÃO DO CONSUMO REPRESENTA A ENERGIA USADA EM 2.150 CASAS EM UM ANO

Novo sistema de iluminação

Com a troca de todas as lâmpadas atuais do entreposto de Contagem, CeasaMinas torna-se a primeira central de abastecimento do mundo com iluminação 100% LED

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Alto. Investimento de R$ 6,1 milhões vai gerar 40% de economia na iluminação da CeasaMinas
Com a troca de todas as lâmpadas atuais do entreposto de Contagem, CeasaMinas torna-se a primeira central de abastecimento do mundo com iluminação 100% LED
PUBLICADO EM 18/05/12 - 10h43

Elas são econômicas, ambientalmente corretas e duram mais. As lâmpadas de LED (Diodos Emissores de Luz), cada vez mais usadas na iluminação pública de grandes cidades, chegam à CeasaMinas, trazendo mais modernidade para o entreposto de Contagem. O projeto, realizado em parceria com a Cemig, vai substituir cerca de 15 mil lâmpadas e gerar uma economia de 40% no consumo do sistema de iluminação da empresa. Hoje, a iluminação é responsável por 10% a 15% do gasto total com energia elétrica. O projeto foi apresentado no dia 10 de maio pela Efficientia - empresa do Grupo Cemig que atua na gestão.
Na primeira etapa, serão atendidas as áreas comuns, que abrangem a iluminação de ruas, plataformas e testeiras dos pavilhões. Depois, serão atendidos todos os concessionários, sem qualquer custo para eles. Para a implantação, estão sendo investidos R$ 6,1 milhões, que serão reembolsados pela CeasaMinas à Cemig com base na economia de energia obtida. "Os ganhos não serão apenas financeiros. Vamos ganhar com o aumento da qualidade dos nossos produtos e com a proteção da natureza", comemora João Alberto Paixão Lages, presidente da CeasaMinas.
Além da economia de energia, os benefícios previstos com a implantação do novo sistema também incluem a redução dos custos de manutenção devido à maior vida útil dos LEDs, que é de aproximadamente 50 mil horas de funcionamento. Para se ter ideia, as lâmpadas de vapor de sódio, as mais utilizadas atualmente, duram até 32 mil horas, as de vapor de mercúrio, 12 mil horas, e as de vapor metálico, comuns em fachadas de prédios, 10 mil horas. Ainda, o LED propaga menor calor e influencia positivamente na qualidade e na durabilidade das frutas, legumes e verduras.
A redução de 40% no consumo representa a energia usada em 2.150 residências durante um ano. Sob o ponto de vista da sustentabilidade, o projeto permitirá que sejam evitadas as emissões de 600 toneladas de CO2 na atmosfera por ano. "Como gestores de empresas públicas, é nossa responsabilidade promover mudanças importantes que levem ao bem comum. Por meio da Abracen, nos colocamos à disposição para levar essa ideia para todas as centrais de abastecimento do Brasil", afirma João Alberto, referindo-se à Associação Brasileiras das Centrais de Abastecimento, também presidida por ele.
O diretor comercial da Cemig e diretor presidente da Efficientia, José Raimundo Fonseca, explica que, embora pareça um contrassenso, é vantajoso para a Cemig que seus clientes adotem um programa de eficiência energética e reduzam o consumo de energia. "Se nosso cliente economiza, pode usar esse dinheiro para crescer e, então, usar mais energia, porém de forma eficiente. Isso sem contar que qualquer investimento em energia tem impacto no meio ambiente. Essa nossa política tem dado certo. Prova disso é que pela 12ª vez fomos selecionados para fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade", afirma.
Durante a apresentação do programa, o gerente comercial e de serviços da Efficientia, Ricardo Dimas, explicou que, com a introdução da eficiência energética, a empresa gera o mesmo produto ou serviço com menor consumo de energia, por meio da utilização de equipamentos eficientes. "Isso reduz custos, investimentos e emissões. Você gasta apenas o necessário", resume. Para garantir o sucesso do programa, a Efficientia realizará desde testes dos LEDs em laboratório até a medição dos resultados finais.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

CUSTOS. REDUÇÃO DO CONSUMO REPRESENTA A ENERGIA USADA EM 2.150 CASAS EM UM ANO

Novo sistema de iluminação
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View