O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

QUARENTENA

Postos de saúde da cidade mudam a forma de atendimento

Saiba como passam a funcionar, em função do enfrentamento ao coronavírus, os acolhimentos passaram a ter um formato diferenciado nos prontos atendimentos de Contagem.

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
BRUNA ALVES/PMC/DIVULGAÇÃO
Antes de procurar os postos de saúde saiba como cada um está funcionando
PUBLICADO EM 26/03/20 - 15h22

Em função do enfrentamento ao coronavírus, os acolhimentos passaram a funcionar em formato diferenciado nos prontos atendimentos de Contagem. Desde o dia 20 de março, os cidadãos que procuram o PA Pediátrico, no Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, se deparam com as mudanças, que consistem na separação das recepções e consultórios para pessoas com sintomas respiratórios e sem estes sinais.

Hoje, quem procura a unidade e apresenta um dos sintomas: febre, coriza, tosse, dor na garganta ou no corpo e/ou dificuldade de respirar, independente se a ida para o local foi por este motivo, será atendido na recepção do PA. Em seguida, será direcionada para consultórios de triagem e médico isolados e com acesso restrito de funcionários.

Já as pessoas que não apresentam tais indícios gripais serão recepcionadas na portaria principal do CMI. O fluxo de assistência à saúde acontece dentro da unidade de forma que não ocorra contato entre os pacientes. “As medidas foram tomadas para evitar aglomeração e, consequentemente, a possível transmissão do COVID-19,” destacou o coordenador de enfermagem do PA Davidson Jácome.

A mãe do pequeno Heitor de dois anos, Deise Moreira Rosa, ficou surpresa com a mudança, já que tinha vindo na unidade em outras ocasiões, porém, ficou satisfeita com o cuidado. “Meu filho está gripado e ficar junto de outras crianças não é bom, né. Aprovo esta conduta”.

PA Obstétrico

No Pronto Atendimento Obstétrico, a separação para o atendimento também foi estabelecida na segunda-feira, 23. A recepção para atendimentos do público, exclusivamente feminino, ocorre no mesmo local, no entanto, foram instalados biombos para o direcionamento do acolhimento separadamente. Lá, também houve a divisão de consultórios de enfermagem e obstétrico para as pessoas que apresentam sintomas respiratórios ou não, em espaços diferentes. “Estamos preocupados em manter o acolhimento de forma segura para todos neste momento”, comentou a coordenadora do PA Obstétrico, Priscila Aparecida Miranda de Oliveira.

Neste momento de pandemia, é importante que a população procure as unidades de saúde em casos de real necessidade, evitando-se assim uma possível contaminação e mantendo o isolamento social como a principal ferramenta de prevenção ao COVID-19.

Todas as ações seguem o Plano de Contingência do Municipal que está embasado nas diretrizes da Secretaria de Estado e Ministério da Saúde.

UPA SEDE

Outra unidade que teve mudanças no atendimento a população foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) SEDE, no Centro de Contagem. O local foi equipado, com 18 leitos que são destinados aos pacientes com suspeita de coronavírus e encaminhados conforme protocolo municipal pelas demais UPA’s e atenção básica.

No último domingo (22/03), os profissionais da unidade passaram por treinamento, para atuar na UPA Sede com relação ao COVID-19.

Os Contagenses que costumeiramente buscam atendimento no local serão orientados por funcionários a procurar a unidade de saúde mais próxima.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

QUARENTENA

Postos de saúde da cidade mudam a forma de atendimento
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View