O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Projeto Fred

Projetos sociais de Contagem já tem capacitação profissional

Por ano, são atendidas 900 pessoas e confeccionados cerca de três mil tapetes

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
d
PARCERIA. Profissionais atuam para consolidar ações, projetos sociais de Contagem estão tendo aulas voltadas para gestão social
PUBLICADO EM 25/05/18 - 03h00

Visando ampliar a atuação e gerar parcerias para consolidar suas ações, projetos sociais de Contagem estão tendo aulas voltadas para gestão. Ministradas por profissionais da Fundação Dom Cabral e outros grandes nomes do mercado, a capacitação leva acesso a informações que ampliam as ferramentas de atuação dessas entidades. 

“Estamos tendo acesso a informações que nem imaginávamos existir. Aprendendo sobre administração, coordenação de recursos e marketing. Estamos começando a levar a teoria para a prática e tem sido muito positivo”, comemora Daniel Luiz, presidente da Comunidade Ele Clama, que atua na recuperação de dependentes químicos.

Ele Clama

A instituição fundada em 2003 tem capacidade para acolher 60 homens, de 18 a 64 anos, além de prestar assistência aos familiares. Eles oferecem atendimento psicológico e psiquiátrico, palestras educativas e oficinas de horta, artesanato e panificação, para que os internos possam ter uma fonte de renda e se reintegrar na sociedade. Segundo Luiz, o desejo é que o local se torne referência e seja autossustentável. “Estamos otimistas que, com as aulas, vamos conseguir consolidar essas ideias”, elucida.

Essa capacitação é fruto do Hub Lab, um projeto do Hub Social – entidade de Belo Horizonte sem fins lucrativos, que visa estimular e co-criar a inovação reunindo organizações para capacitar, investir e apoiar instituições de impacto social – que oferece formação para cerca de 40 instituições da capital, e região metropolitana, selecionadas por meio de edital. As aulas acontecem às terças-feiras na sede do HUB, na Pampulha, e seguem até dezembro.

Beija Flor

Além da Comunidade Ele Clama, outras duas instituições de Contagem participam deste projeto. A ONG Bem Estar, com sede no bairro Beija Flor, é uma delas. Eles atendem 45 crianças e adolescentes carentes que recebem aulas para reforço escolar, oficinas de dança, artesanato e acompanhamento psicológico para as mães dos atendidos pela organização.

Projeto Fred

O terceiro é o Projeto Fred, que por meio de oficinas de tapeçaria, dança de rua e empreendedorismo, leva novas possibilidades para pessoas em situação de vulnerabilidade em comunidades carentes: presidiários, crianças e adolescentes em situação de risco, portadores de deficiência física, idosos, soropositivos e outros públicos.

Por ano, são atendidas em média 900 pessoas e confeccionados cerca de três mil tapetes, que ganham espaços em exposições no Palácio das Artes, Museu de Artes e Ofícios e outros locais. Para que os atendidos pela instituição se sustentem de forma profissional, após as oficinas de tapeçaria o projeto ministra aulas de empreendedorismo para a formação de cooperativas nas comunidades. Além da capacitação profissional, eles recebem suporte psicológico e assistência de saúde.

O que achou deste artigo?
Fechar

Projeto Fred

Projetos sociais de Contagem já tem capacitação profissional
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter