O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Combate

Uso de drogas é tema de palestra em escola local

Palestra sobre o tema, ministrada pela psicóloga e coach Patrícia Gomes. para cerca de 220 estudantes do 6º ao 9º ano

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
LEANDRO PERCHÉ/CMC/DIVULGAÇÃO
Os alunos da Escola Municipal José Ovídio Guerra em palestra nessa terça-feira (11/06)
PUBLICADO EM 12/06/19 - 17h15

O uso de drogas é um mal social que atinge todo o mundo, e aqui no Brasil a situação não é diferente. Atualmente, de acordo com pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, o Brasil é o maior consumidor de crack do mundo e o segundo maior de cocaína. Como forma de conscientização, em função do Dia Internacional de Combate às Drogas celebrado em 26 de junho, o mês ficou marcado pelo “Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas”.

Para tratar o assunto de forma ampla, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, levou aos alunos da Escola Municipal José Ovídio Guerra, nesta terça-feira (11/06), uma palestra sobre o tema, ministrada pela psicóloga e coach Patrícia Gomes. Cerca de 220 estudantes do 6º ao 9º ano puderam conhecer melhor os efeitos das drogas lícitas e ilícitas, e, ainda, as muitas consequências de seu uso.

Dados do Ministério da Saúde apontam que dois terços dos jovens entre 13 e 15 anos de idade já experimentaram alguma modalidade droga. “Por isso, a conscientização é de extrema importância. Abordar a questão no ambiente escolar é necessário para que os estudantes tenham contato com informações do ponto de vista científico e também dentro do contexto familiar que elas estão inseridas. Daí, a importância de rompermos os muros da Câmara, com a Escola do Legislativo, e cumprir a função social de levar essas informações para nossos jovens”, destaca o presidente da Câmara, Daniel Carvalho.

A palestrante ressaltou que o objetivo da atividade foi impactar os jovens, para que sejam protagonistas da própria história e não entrem em um caminho, às vezes, sem volta das drogas. “Percebemos o quanto os adolescentes precisam de informações como essas para despertar, é como uma semente plantada. E é muito interessante esta iniciativa da Escola do Legislativo, porque abre as portas para profissionais da área da saúde fazerem esse trabalho nas escolas, de impactar os jovens e suas famílias, que precisam de uma mensagem de esperança, de busca de sentido, de prevenção contra o uso de drogas”, explicou a psicóloga.

“A abordagem da palestra de Patrícia Gomes foge da ideia de apenas falar dos riscos do uso de drogas, ela mostrou aos alunos que existe esperança, que é possível ter um futuro brilhante. Usando muito de sua vivência familiar e mostrando que, assim como eles, veio de uma escola pública da região, ela conquistou olhares e cumpriu com nosso objetivo: conscientizar!”, ressaltou a coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda Sartori.

O que achou deste artigo?
Fechar

Combate

Uso de drogas é tema de palestra em escola local
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter