Berlim, Viena e Praga se promovem em Belo Horizonte
Depois de Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria) se unirem para se autopromover, Praga (República Tcheca) se une às duas capitais europeias. As três cidades participaram de um evento de promoção em Minas Gerais, reunindo agentes de viagens e operadores na churrascaria Fogo de Chão. Os representantes falaram um pouco dos atrativos de cada destino e enfatizaram a possibilidade de o turista brasileiro casar as três cidades em uma única viagem. Praga recebeu cerca de 54 mil brasileiros em 2017, aumento de 0,5% em relação a 2016. No ano passado, Berlim recebeu 71.122 brasileiros e registrou 232.085 pernoites, enquanto Viena registrou 56 mil brasileiros e mais de 139 mil pernoites. O Brasil é o mercado mais importante da América Latina para as duas capitais. Em 2017, houve crescimento de 10% no volume de brasileiros em relação a 2016.
Personagem da semana
Carlos Antunes, gerente geral da Alitalia no Brasil, fala dos novos voos, do codeshare com a Avianca, do stopover e do crescimento no volume de passageiros; executivo; no entanto, evita comentar o futuro da Alitalia, que está sob intervenção do governo italiano até outubro, depois de prorrogado o processo de venda
Quantos são os voos da Alitalia hoje no Brasil e quais as possibilidades de ampliação dessa oferta? A Alitalia tem a maior oferta de assentos da história de 70 anos no Brasil, com voos diários saindo do Rio de Janeiro desde outubro de 2017 e mais dois voos diários de São Paulo a partir de novembro – um diurno e um noturno –, somando três frequências. São 21 voos por semana em modernos Boeing B777 e Airbus A330, que oferecem configuração de três cabines, entre elas a classe executiva, ganhadora de prêmios internacionais de gastronomia a bordo, a econômica premium, que oferece 40% mais espaço e acessórios exclusivos de conforto, e a econômica, com poltronas desenhadas para oferecer maior conforto em viagens de longo curso. Em 12 meses, aumentamos em mais de 100% o número de voos para o Brasil, passando de dez para 21 voos por semana.
A Alitalia fez codeshare com a Avianca. Como está essa parceria? A Avianca Brasil e a Alitalia acabam de firmar acordo de codeshare, que garante mais opções de voos e conveniência para os passageiros da Alitalia. Eles poderão voar até a Itália ou quaisquer outros destinos além de Roma, com os trechos domésticos operados pela Avianca a partir de mais de 20 cidades com um único bilhete, fazendo o check-in apenas uma vez no aeroporto de partida e coletando a bagagem no aeroporto de chegada.
No início deste ano, a Alitalia lançou seu programa Stopover de três dias em Roma. Qual o balanço que o senhor faz do programa até agora? Nossos voos do Brasil têm como destino Roma, então pensamos que a parada na cidade é a oportunidade de conhecer dois ou mais destinos em uma única viagem. Assim nasceu o stopover, que se tornou um sucesso. Por isso expandimos a lista de hotéis parceiros que oferecem descontos aos clientes. Desde o lançamento do stopover, os passageiros podiam usufruir de preços especiais no hotel quatro estrelas Sheraton Parco de Medici. A partir de agora, outros cinco hotéis também passarão a oferecer descontos aos participantes do programa – Fruit Hotel, The Church Palace, Hotel Roma Aurelia Antica, Regent Hotel Roma e Regional Hotels.
Nos últimos meses, a Alitalia aumentou os assentos em voos de São Paulo, fez code share com a Royal Air Maroc e abriu um novo lounge no aeroporto de Roma. Que outros investimentos estão programados para os próximos meses? O Brasil voltou a crescer e a Alitalia acompanhou esse crescimento. Em 2017, o Brasil passou a ser o segundo mercado da companhia, e isso deve-se principalmente à rapidez com que enxergamos a recuperação econômica do país e à flexibilidade com que conseguimos reforçar e colocar mais voos saíndo das duas cidades brasileiras. O Brasil tem correspondido às expectativas: o volume de passageiros está 40% superior ao do ano passado, e a tendência é aumentar ainda mais.
Check-in/check-out
Equipe FRT em Minas
Foi anunciada nesta semana na 1ª Convenção de Vendas da operadora FRT, que aconteceu no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú, a nova equipe da operadora em Minas Gerais: Nery Júnior (ex-Master) e Wagner Souza (ex-CVC) se juntam a Rodrigo Oliveira na missão de aumentar as vendas junto aos agentes de viagens.