Fiat promoveu encontro de tribos com show exclusivo de Erasmo Carlos e Duda Beat
Neste ano, a Fiat é uma das patrocinadoras do Festival MecaInhotim, que acontece no maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A marca levou ao palco principal, ontem, um encontro inusitado entre Erasmo Carlos e Duda Beat. Eles cantaram três músicas autorais no show e uma delas foi compartilhada para todo o público por meio de um videoclipe. A Fiat também tem um espaço chamado Espaço Argo na Igrejinha, onde quem passa por lá tem internet wi-fi e ponto de energia para recarregar a bateria do celular. Em seu outro lounge, o Argo Square, os visitantes conhecem o mais recente lançamento da marca, o novo Argo Trekking, que tem como conceito conectar diversas tribos. Além disso, o espaço também oferece o make room, lugar para os visitantes criarem um “make tribal” inspirado no três triângulos símbolo do lançamento. Os espaços foram disponibilizados para os três dias do festival, que começou na sexta-feira (17) e termina hoje.
Campanha Abrace Brumadinho busca recuperar turismo na região
A Associação de Turismo de Brumadinho (ATBR) lançou na quinta-feira (16) uma campanha nacional com duração de três meses que destaca e valoriza os atrativos turísticos da região. Batizada de Abrace Brumadinho, a iniciativa tem como objetivo resgatar o fluxo normal de visitantes de um dos principais destinos brasileiros para cultura, ecoturismo, culinária e acolhimento típicos mineiros. Desde janeiro, depois que a barragem da Vale se rompeu no município, o movimento de hotéis e pousadas foi reduzido em mais de 50%. “Queremos reforçar que a região está de pé e esperando ansiosamente para receber a todos”, explica Leonardo Esteves, presidente da ATBR.
A campanha foi criada pela agência de publicidade África e tem como desafio desmitificar a ideia de uma cidade inacessível ou insegura. “Para dar vida a essa ação e estimular o engajamento que a região precisa, encontramos uma forma que o brasileiro – e o mineiro em especial – entende bem: o abraço. É um ato que traduz acolhimento, afeto, empatia”, explica PC Freitas, diretor de atendimento da África. Além das peças de mídia impressa e TV, será lançada uma série de minidocumentários que conta um pouco mais sobre algumas personalidades da região e suas histórias.
Brahma resgata tradição e cria coleção de latas com escudos de times
A Cervejaria Brahma tem uma novidade para os mineiros. A partir deste mês, a marca terá latas especiais para os torcedores de Atlético e Cruzeiro, resgatando uma tradição da própria cerveja, que sempre esteve presente na vida de torcedores de todo o Brasil. O design da lata foi assinado pela agência Hardcuore. A Brahma também vai prestigiar clubes de outros cinco Estados: Bahia (Bahia e Vitória), Pernambuco (Sport e Náutico), Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional) e São Paulo (Palmeiras, São Paulo e Santos).
Campanha do SetraBH conta com apoio de livraria
A campanha “O Livro Acolhe, Abriga e Ensina”, promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), está em sua terceira etapa de recolhimento de doações em 2019. O objetivo é arrecadar livros para implantação de bibliotecas comunitárias na capital mineira. Nesta nova fase, que vai até o dia 31 de maio, a ação tem o apoio da Livraria Leitura, que disponibiliza caixas para receber as doações em todas as lojas da rede em Belo Horizonte e na região metropolitana. Além disso, diversas instituições de ensino da capital, como Colégio Santo Agostinho, Colégio Magnum Cidade Nova, Faculdade Pitágoras – Unidades Antônio Carlos e Venda Nova e Universidade FUMEC, também estão colaborando. Nas outras fases, o projeto já arrecadou mais de 390 mil livros entre obras literárias, didáticas e religiosas, que foram entregues a 620 entidades e instituições cadastradas, beneficiando mais de 235 mil pessoas.
Artistas fazem remake de ‘Lôraburra’ em campanha de O Boticário
Há mais de 40 anos promovendo debates sobre assuntos relevantes, O Boticário convidou Gabriel, o Pensador e Jade Baraldo a reescreverem o single que estourou nos anos 90 – Lôraburra – para o lançamento “Match Liga dos Coloridos”, linha com foco na coloração dos fios. Com o desafio, o objetivo é deixar de lado estereótipos e preconceitos. A campanha foi pensada desde o início para trazer a visão feminina altamente impactada pela versão anterior. A importância das mulheres durante todo o projeto foi a peça-chave para a produção do conteúdo.
Voa, Brasil
A propaganda sempre foi e continua sendo um agente estratégico do processo econômico, especialmente para as empresas que usam essa ferramenta para impulsionar os seus negócios. As líderes setoriais – ou aquelas que se candidatam ao posto – estão sempre nessa lista. Para elas, quando aparecem nuvens negras no céu, a propaganda costuma ser de grande ajuda para não perder o contato com os seus clientes e, acima de tudo, não perder mercado. Longe de mim dizer que a propaganda sozinha resolve a parada. Por outro lado, quando o céu está de brigadeiro, de novo a propaganda pode ser o combustível certo para voar mais alto.
Estamos no momento difícil de definir o melhor plano de voo. Quando o céu vai abrir? Nesta hora, os mais preparados, os mais corajosos, que sabem aonde querem chegar, costumam arrancar na frente. A maioria das empresas bem-sucedidas viveu momentos iguais ou parecidos e soube tirar proveito deles. Basta abrir os jornais, ligar o rádio e a TV e manter-se ligado nas redes: elas estão lá. São empresas que, com base em um planejamento estratégico estruturado, orientam seu time com estratégias e ações claras para alcançar ou até mesmo superar metas. Os departamentos de marketing estão preparados para o melhor briefing, que levará a uma propaganda de resultados.
A pior decisão é não partir, já dizia o grande navegador brasileiro. A diferença de uma viagem nestes tempos difíceis, contrariando o mesmo navegador, é não partir sozinho. A solução dificilmente estará em apenas uma cabeça brilhante, em apenas um bom anúncio. São muitas competências que devem atuar juntas, em sintonia e bem-lideradas. Deixar de lado as vaidades que pouco ou nada ajudam, tirar os escudos, diminuir as distâncias hierárquicas, sair da cabine e conversar. Um time assim dificilmente perde o voo.
O Brasil, independentemente do clima atual, é um terreno fértil para quem voa alto e mantém os pés no chão. Temos que acertar a condução política e econômica e aproveitar nossas diversas vantagens competitivas, como território, solo, regime democrático, relações internacionais e, a mais importante, mais de 200 milhões de consumidores. Para isso, precisamos produzir mais, gerar empregos e estimular o consumo. A propaganda brasileira saiu à frente: é uma das mais respeitadas do mundo e está pronta para dar a sua contribuição para o sucesso deste voo.
Fernando Campos
Publicitário e fundador da Solution Comunicação