A Triumph Motorcycles apresentou, na Europa (no Brasil deve chegar no segundo semestre), a nova Speed Triple 1050 em duas versões, S e RS, com muitos avanços tecnológicos, novo gerenciamento eletrônico e motor todo reformulado, com mais potência e maior torque em menor rotação.
O visual também recebeu atenção e destaca o modelo street com um acabamento aprimorado.
A Speed Triple RS é a mais esportiva e, por conta da adoção do acelerador eletrônico (ride-by-wire), conta agora com cinco modos de pilotagem (quatro, na versão S): Road, Rain (para estradas escorregadias), Sport, Rider e a Track, opção para tocada quase profissional, além do cruise control. Isso foi possível com a utilização da UMC (Unidade de Medição Inercial), que reconhece a intensidade da aceleração, a inclinação e a velocidade, ajustando instantaneamente a medida de atuação do controle de tração, além da intensidade do sistema de freio ABS. Além disso, a versão RS carrega, embaixo da rabeta, duplos escapes da marca Arrow, bem mais esportivos, sendo um de cada lado, o que garante o ronco forte característico.
O preço da novidade ainda não foi definido.
Motor de três
As novas Speed Triple 2018 são equipadas com uma principal novidade: o novo motor de três cilindros em linha de 1.050 cc, duplo comando no cabeçote DOHC, 12 válvulas, acelerador eletrônico e refrigeração líquida. A fabricante inglesa informa que foram trocadas 105 peças no propulsor, sem contar os novos pistões e os cilindros revestidos de Nikasil (mais resistência e menos atrito), possibilitando um ganho de potência na casa de 10 cv em relação ao modelo anterior. A potência declarada agora é de 150 cv a 10.500 rpm e um torque máximo de 11,9 kgfm a 7.150 rpm.
O câmbio é de seis marchas e tem o auxílio da nova embreagem deslizante, que facilita as reduções. O painel é supermoderno e completo, regulável, com tela em TFT. Possui inúmeras funções que podem ser acessadas por uma alavanca no punho e conferidas no visor colorido.
A Speed Triple tem chassi construído em alumínio tubular especial, que, além de ser mais leve, é reforçado. O peso da moto é de 189 kg na versão RS e, de 192 kg na S. As suspensões são da marca Ohlins na RS, e na versão S, são da Showa. Em ambas as versões elas são invertidas na frente e mono na traseira.
Nos freios, equipados com sistema ABS desligável, as duas versões do modelo usam pinças radiais da italiana Brembo na frente e da Nissin na traseira.
A Triumph do Brasil ainda não se manifestou sobre o lançamento da nova Speed Triple 2018.
Ficha Técnica: Speed Triple
Motor: 3 cilindros em linha, 1.050 cc, comando DOHC de 12 válvulas, refrigerado a líquido
Potência: 150 cv a 10.500 rpm
Torque (força): 11,9 kgfm a 7.150 rpm
Câmbio: 6 marchas
Chassi: tubular de alumínio
Suspensão: (T) mono (D) invertida
Freio ABS: (D) 2 discos (T) disco
Pneus: (D) 120/70 ZR17 (T) 190/55 ZR17
Tanque: 15,5 L
Peso: 192 Kg
Preço: N/D
MOTONOTÍCIAS
* O Curvelo Motoshow (de 3 a 6/5), organizado pelo MC Zangões Brasil, é, sim, o maior evento em praça aberta do Brasil. E um dos mais divertidos. Alguns leitores, que viram a agenda do Jacaremoto, afirmaram que há outros Encontros maiores. Pode até ser, mas a praça pública central de Curvelo é a maior. O evento recebe motociclistas do Brasil e da América Latina. Eu estarei lá. Não percam!
* A Yamaha do Brasil parou de fabricar a XT 660R. A “XTzona” ou “Meia-meia-zero”, como é conhecida, é um ícone do segmento de maxtrail desde 2004 quando foi lançada, pois anda muito bem na terra, onde fica à vontade, e no asfalto também. Poucas motos desde a antiga XT 600 até hoje, na XT 660R, passaram tanta confiabilidade pela durabilidade motriz. Será missão difícil para a nova Ténéré 700, que deve ser a substituta da boa XT 660R.
* A XT 660R foi descontinuada, como eles gostam de falar (em vez de dizer: pararam de fabricar) porque o motor já não atendia às normas europeias de meio ambiente. Assim, desde de 2016, ela não era fabricada na Europa. A moto vai valorizar no mercado, como ocorreu com a velha e boa XT 600, quando saiu de linha de produção em 2005.
* A Harley-Davidson chama para recall nos Estados Unidos, por problemas nos freios, mais de 174 mil motos. A autoridade de tráfego americana informa que o chamado abrange 30 modelos fabricados entre os anos 2008 e 2011. No Brasil ainda não tem nada oficial. Mas como as motos são fabricadas lá, e os problemas de freios geralmente acontecem após boa quilometragem, é bom ficar atento se você tem uma Harley.
Passeio para motos
AMANHÃ
* Betim União Motopoint. Realização: MCs e MGs de Betim. (31) 997 660 282.
* Motopoint Mensal Serpentes do Asfalto de BH, em Belo Horizonte. (31) 975 320 200.
SÁBADO
* 1º Motopoint de 2018 Micróbios do Asfalto em Contagem. (31) 996 893 689.
* 2º Aniversário do MC Damas Estradeiras em Contagem. Apoio: Irmandade Motociclista e MCs Hardcore e Caveirão. (37) 999 764 002.
DOMINGO
* Motopoint Mensal Bárbarus Brasil em BH. (31) 986 867 614
* Motopoint EIA Irmandade MC em Pará de Minas. (37) 999 320 995.