Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Editorial

Fé na democracia

69% dos eleitores brasileiros consideram o regime democrático a melhor forma de governo para o país

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 06/10/18 - 03h00

A dois dias das eleições presidenciais, uma pesquisa de opinião pública divulgada ontem apurou que 69% dos eleitores brasileiros consideram o regime democrático a melhor forma de governo para o país.

O índice é o mais alto desde 1989, quando foi feita a primeira aferição, após o fim do regime militar. Naquele ano, o Datafolha constatou que 43% preferiam a democracia, contra 18% abertos à ditadura.

Em junho último, os que preferiam a democracia eram 57%. Em três meses, não obstante a apologia da ditadura militar feita pelo presidenciável mais bem-colocado nas pesquisas, o apoio à democracia cresceu 12 pontos.

Vinte e dois por cento dos que declararam que vão votar nesse candidato, o deputado Jair Bolsonaro (PSL), disseram que preferem a ditadura. Foi o índice maior. Por outro lado, 64% deles afirmaram optar pela democracia.

O regime democrático tem maior aprovação entre os jovens, nascidos depois da redemocratização. Entre 16 e 24 anos, 74% deles preferem a democracia. A ditadura tem o apoio de 45% do público menos escolarizado.

Entre os eleitores de esquerda que apoiam o candidato Fernando Haddad (PT), 6% preferem a ditadura. Isso corresponde a mais de 600 pessoas, considerando que a pesquisa entrevistou, pessoalmente, quase 11 mil indivíduos.

Desse total, 12% disseram preferir uma ditadura. Para outros 13%, tanto faz a forma de governo. Em 1989, os indiferentes eram 22%. Agora, 5% não se manifestaram, não sabendo responder aos pesquisadores.

O levantamento surge em momento em que a democracia, entre nós, está mais ameaçada, necessitando demonstrar maior vigor. Em crise econômica, política e moral, o país experimenta uma onda conservadora.

O fenômeno tem explicação no desemprego, no aumento do trabalho informal e na falência do Estado. Não obstante, a sociedade reage positivamente, demonstrando fé num regime que é o melhor dos piores.

O que achou deste artigo?
Fechar

Fé na democracia
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter