Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Editorial

O país mais pobre

Depois de dez anos de afluência, os brasileiros estão empobrecendo

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 06/12/18 - 03h00

Recentemente, escrevemos aqui que, enquanto mais da metade da população mundial ascendeu à classe média, no Brasil aconteceu um movimento inverso desde fins de 2013. Depois de dez anos de afluência, os brasileiros estão empobrecendo.

É o que mostra estudo divulgado ontem pelo IBGE, dando conta de que a pobreza extrema no país – na qual se incluem pessoas que, segundo o Banco Mundial, têm renda inferior a US$ 1,90 por dia – aumentou em quase 2 milhões de cidadãos em apenas um ano.

O número de pessoas na faixa de extrema pobreza no Brasil aumentou de 6,6% da população, em 2016, para 7,4%, em 2017, passando de 13,5 milhões para 15,2 milhões. Segundo o IBGE, o crescimento do percentual nessa faixa subiu em todo o país.

A fonte é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2012 a 2017. O número de pobres, isto é, dos que ganham até US$ 5,50 por dia, também aumentou, pulando de 52,8 milhões para 54,8 milhões de indivíduos.

A maior parte dessas pessoas está no Nordeste, mas a desigualdade se distribui por todo o país, até no Estado mais bafejado pela fortuna, São Paulo. Também ali se encontram pessoas em situação de extrema pobreza e outras sem os serviços básicos.

A pesquisa identificou, em 2017, cerca de 27 milhões de cidadãos, ou 13% da população, vivendo em domicílios com mais de três moradores por dormitório, sem coleta de lixo, sem banheiro de uso exclusivo, sem abastecimento de água e sem rede de esgoto.

O empobrecimento é atribuído à crise econômica e ao aumento do desemprego. Mas há outras causas. Também ontem, o Ministério da Fazenda divulgou um estudo defendendo a necessidade da reforma da Previdência para reduzir a desigualdade social.

Segundo o levantamento, apenas 3% dos benefícios vão para os mais pobres, enquanto 41% deles contemplam os 20% mais ricos.

O que achou deste artigo?
Fechar

O país mais pobre
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (4)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter