Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Raquel Faria

Aécio vive

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Sun Jun 24 03:00:00 BRT 2018

Aécio vive

Pesquisa interna de um partido não governista testou onze pré-candidatos mineiros ao Senado em dois cenários: com e sem Aécio Neves. O senador tucano aparece em segundo lugar, atrás de Dilma Rousseff, a líder em ambas as situações. Quando Aécio é excluído da lista de opções, uma parte menor dos seus eleitores se distribui entre vários candidatos enquanto o índice de indecisos/nulos dá um grande salto. A maioria dos eleitores aecistas rejeita votar em outro que nome não seja o seu candidato. Os dados evidenciam a força residual de Aécio, ainda competitivo em Minas, com um eleitorado cativo que lhe possibilitaria uma reeleição. Ele está longe de ser o que já foi no passado, mas também não está morto como muitos supõem.

Sombra de 2014

A nova pesquisa ainda permite duas conclusões que devem tirar o sono de muita gente. Uma: se não lançar Dilma ao Senado, o PT corre o risco de não ocupar nenhuma das vagas, que iriam ambas para a oposição; ou seja, os petistas mineiros precisam da ex-presidente em sua chapa. A outra: se Aécio mudar de ideia e decidir disputar a eleição, ele pode roubar a cena na oposição e reeditar em Minas a disputa presidenciável de 2014.

Vice confirmada

Já é certo: Ana Paula Junqueira, esposa do prefeito Odelmo Leão (PP), de Uberlândia, concorrerá a vice-governadora na chapa de Rodrigo Pacheco, do DEM. O lançamento será amanhã (25) em evento reunindo lideranças de todo o Pontal do Triângulo, convocadas pelo prefeito à sua cidade.

Vaga que abre

Com Pacheco sacramentado na disputa pelo governo, a vaga de senador que estava à sua espera na chapa de Anastasia pode ir para o SD de Dinis Pinheiro, que disputaria com Alberto Pinto Coelho, do PPS, na suplência.

Super arraial

Se depender da PBH, o Arraial de 2018 será o maior e o melhor da história da cidade. O evento ganhou este ano o reforço de nova atração além de shows e quadrilhas: a gastronomia. A previsão é de um público 10% maior do que a edição de 2018, que mobilizou 70 mil pessoas por fim de semana. Animado com o sucesso do Carnaval, o governo Kalil busca consolidar e projetar o Arraial de Belo Horizonte entre as maiores festas juninas do Brasil. Na verdade ele já está entre os Top 05, só perdendo para eventos no Nordeste. Mas pode e deve ganhar mais fama e reconhecimento.

Placar do dia

A pesquisa recentíssima, feita nos dias 18 a 20 com 2.991 eleitores de 189 municípios, não foi registrada no TSE para divulgação. Mas a coluna teve acesso aos dados reservados e constatou que, sem Aécio, a segunda vaga passa a ser disputada por dois candidatos do campo oposicionista, Dinis Pinheiro e Carlos Vianna. No lado governista, ao menos nessa pesquisa, a única candidatura que apresenta fôlego para chegada é a de Dilma.

Trato é trato

Fontes de peso na campanha tucana garantem que Aécio não disputará as eleições, mantendo a palavra dada à cúpula do PSDB. A sua retirada da disputa foi a principal condição de Anastasia para aceitar a candidatura ao governo. Não se cogita que Aécio possa romper o trato. Mas, ele ainda não anunciou a desistência. E seu nome continua sendo testado em pesquisas.

Fato consumado

Deputado por quatro mandatos e prefeito pela terceira vez, Odelmo é poderoso em sua região e partido. Ao consumar publicamente a aliança com o político, Pacheco sacramenta a candidatura ao governo; depois de amanhã não haverá mais caminho de volta. Por isso, o evento está sendo considerado por aliados e assessores do democrata como um “marco” na sua campanha.

FOTO: Anna Castelo Branco/Rede Fotonovela

O advogado Luiz Tito com o desembargador Rogério Medeiros, que acaba de assumir como vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

Vento em popa

Em campanha pela presidência da OAB-MG, Sérgio Murilo Braga segue recebendo homenagens e protagonizando eventos pelo Estado. Na última quinta-feira, 21, ganhou título de cidadão honorário e celebrou a reinauguração da 82ª subseção da ordem em Betim. Na terça-feira, 26, Braga participará da abertura de maternidade apoiada pela CAA, instituição de assistência aos advogados que ele preside. As eleições na OAB serão neste ano.

O que achou deste artigo?
Fechar

Aécio vive
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (35)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter