Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Sabores do Mundo

Estados Unidos “tropical”

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
foto
Frutos do mar são uma boa pedida na Flórida, com muitos restaurantes seafood
PUBLICADO EM 28/05/16 - 03h00

Em quase todos os filmes de Hollywood, quando o personagem está estressado, sob pressão ou querendo largar tudo para aproveitar a vida, ir para a Flórida é sempre a opção. De clima quase tropical para os padrões do país e com estilo de vida associado a um ritmo mais lento, colorido, extrovertido e alegre, a Flórida é o contraponto imaginário ao frio austero e sisudo do norte do país.

Enquanto Miami é o “melting pot” (local de fusão) entre todas as culturas latino-americanas que têm, ali, seu ideário de paraíso latino que deu certo – unindo palmeiras, praia, shoppings, riqueza, segurança e onde o inglês nem é a língua dominante –, a Flórida Central é uma versão mais fiel à identidade do país, visível nas linhas do horizonte de Tampa, Orlando, Saint Petersburg e Clearwater.

Se a gastronomia da região não tem uma identidade tão própria quanto a de Nova Orleans, as opções ficam abertas para servir comida de todo o mundo, com o nível de competência e profissionalismo que é a cara do país.

Os favoritos na Flórida Central são as steakhouses, que servem também impecáveis frutos do mar; a cozinha asiática, especialmente japonesa e vietnamita e a norte-americana; e, como se trata da Flórida, a cozinha latino-americana, em que o destaque é a mexicana.

Orlando

Em Orlando, os destaques ficam com o Victoria & Albert’s (www.victoria-alberts.com), um ambiente formal, que requer o uso de paletó pelos homens; o Citricos, “next door”, alternativo e um pouco mais barato que o anterior; o Chatham’s Place (www.chathamsplace.com), um dos preferidos dos locais; e o Chef’s Table at the Edgewater (www.chefstableattheedgewater.com), destaque para o menu-degustação do chef Kevin Tartar. Tem ainda o Ruth’s Cris Steak House (www.ruthschris.com); o Kabooki Sushi (kabookisushi.com), de cozinha fusion asiática; o Eddie V’s Prime Seafood (www.eddiev.com); e o Christiner’s Prime Steak & Lobster (christnersprimesteakandlobster.com).

Entre as muitas opções de casas mais descontraídas e de preços mais em conta estão Black Bean Deli (www.blackbeandeli.com); Jiko – The Cooking Place, de cozinha africana, no Animal Kingdom; e Pho 88 (www.pho88orlando.com), de cozinha vietnamita.

Tampa

Em Tampa, destacam-se Beach Bistro (www.beachbistro.com), Restaurant BT (www.restaurantbt.com), Maison Blanche (www.themaisonblanche.com), Cafe Ponte (www.cafeponte.com), Haven (www.haventampa.com), Mise En Place Restaurant (www.miseonline.com), Euphemia Haye Restaurant (www.euphemiahaye.com), The Refinery (www.thetamparefinery.com) e Ocean Prime (www.ocean-prime.com).

Entre as opções mais baratas na cidade estão Datz (www.datztampa.com), Ella’s Americana Folk Art Cafe (www.ellasfolkartcafe.com), Red Mesa Restaurant (www.redmesarestaurant.com), de comida mexicana, e Columbia Restaurant (www.columbiarestaurant.com), um dos preferidos. E para quem sente saudades da cultura latina, uma visita ao distrito de Ybor City (www.yborcityonline.com) traz um mix de ritmos latinos e aroma de tabaco, numa espécie de fusão entre as culturas cubana e italiana, com noites animadas e vibrantes.


Receita

Camarão vermelho com carvão de alecrim

Faça uma marinada com 8 camarões grandes com casca, 12 camarões médios sem casca, 1/2 xícara de molho de tomate, 4 colheres (sopa) de vodca e 1/2 xícara de caldo de camarão (ferva a cabeça dos camarões em água por quinze minutos). Deixe pegar gosto por uma hora. Retire os camarões e reserve o líquido. Em uma frigideira, aqueça 4 colheres (sopa) de azeite e doure os camarões até ficarem avermelhados pela marinada, colocando um pouco mais dela por cima. Tempere com sal e 1 colher (sopa) de pimenta calabresa. Torre 6 colheres (sopa) de alecrim em forno quente até queimar e esfarele-as com as mãos até obter um pó. Retire do fogo e sirva sobre tomatinhos confitados (asse-os em forno pré-aquecido a 200° por uma hora com azeite, louro e tomilho) e o carvão de alecrim salpicado por cima. Se quiser, guarneça com arroz branco cozido no líquido da marinada.

O que achou deste artigo?
Fechar

Gastronomia

Estados Unidos “tropical”
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter