Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Sabores do Mundo

Príncipe Real em Lisboa

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
foto
Cevicheria do chef Kiko é hoje um dos destaques em Lisboa, na Príncipe Real
PUBLICADO EM 04/06/16 - 03h00

Um pouco acima do Miradouro São Pedro de Alcântara, nos limites do Bairro Alto, está um dos grandes pontos turísticos de Lisboa, que começa a partir da avenida D. Pedro V em direção à praça Príncipe Real.

Lojas de design e de estilistas portugueses umas após as outras entremeadas de bares e restaurantes que dão uma nova cara a uma rua que tem menos de um quilômetro de extensão. Na gastronomia, os destaques são muitos: desde lojas-conceito, com simpáticos cafés para um lanche rápido, cevicheria, pizzaria, pregos e chocolate gourmet.

O chef Kiko, um dos mais celebrados da cidade e dono do Talho (www.chefkiko.com), passou, em 2010, um ano dando uma volta ao mundo com sua mulher para provar e conhecer sabores diversos, o que resultou em seu livro “Comer o Mundo”. De volta a Lisboa, o chef abriu sua ótima Cevicheria, que não faz reserva e vive lotada, com o movimento começando cedo, com clientes tomando drinques na porta.

A Pizzeria Zero Zero (www.pizzeriazerozero.pt), aberta há cerca de um ano, traz uma excelente pizza feita no forno a lenha pelo italiano Gianni Riondato, numa casa onde todos os produtos vêm da Itália e com ambientação jovial, simples e descolada, como é a cara da renovação da cena gastronômica da cidade.

Doce sabor

Quase ao lado, estão os excelentes chocolates Bettina & Niccolo Corallo, com base na produção da ilha de São Tomé e Príncipe. Mãe e filho recebem com gentileza e oferecem degustação de pequenas porções das versões de seu chocolate, que vão do puro amargo aos feitos com gengibre, laranja e semente de gergelim, além do bolo e do sorbet de chocolate, todos deliciosos.

Em frente à praça Príncipe Real, está a Embaixada, um palácio mourisco que abriga um centro de lojas que vendem apenas produtos portugueses, e que sedia, no primeiro piso, o restaurante Gin Lovers (www.ginlovers.pt) com boas comida e carta de vinhos, além de extensa seleção de gins de todos os tipos.

O Prego da Peixaria (opregodapeixaria.com) serve hoje o prego (sanduíche de pão com carne) mais famoso de Lisboa. Com ambientação descolada, a casa oferece, além do prego tradicional de lombo (filé mignon), opções vegetarianas e um ótimo prego de bacalhau. Muitos deles são feitos com o original pão, chamado “bolo do caco”, da ilha da Madeira.

No começo da rua, estão os renomados sorvetes da Mú Gelato Italiano e o mais do que simpático bar de vinhos Casa da Praia Tapas Bar & Wine Bar, com opções de tapas, frios, queijos, marinados e vinhos em taça. Duas excelentes opções de hotéis-butique em Lisboa estão também em frente à praça: Casa Oliver (www.guesthousecasaoliver.com) e Casa Príncipe Real (www.casadopribcipre.com), com um conceito de hospedagem personalizado, tanto na decoração dos quartos espaçosos quanto no atendimento aos hóspedes, que é hoje a tendência nas grandes capitais europeias.

 

RECEITA

Esqueixada de bacalhau

Preparo: Desfie 400 g de bacalhau dessalgado. Em uma vasilha que não seja de metal, misture-o bem com 3 cebolas cortadas em fatias finas, 6 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva, 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco ou tinto e 1 colher (sopa) de suco de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino e leve à geladeira coberto com plástico filme por três horas.
Retire da geladeira, acrescente 2 pimentões vermelhos grandes (assados, sem pele e sem sementes), cortados em pedaços e 12 azeitonas pretas grandes (sem sementes) cortadas ao meio. Em pratos individuais, distribua as rodelas de 2 tomates grandes maduros e tempere-as com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Por cima, distribua a esqueixada e salpique salsinha picada por cima e sirva.

O que achou deste artigo?
Fechar

Gastronomia

Príncipe Real em Lisboa
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter