Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Super Fé

Depressão

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 03/05/18 - 03h00

“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu.” Reis 19:4-6

Vivemos numa sociedade cada vez mais acelerada, exigente, consumista e estressante, e, alguns pela impossibilidade de acompanhar esse ritmo têm se tornado pessoas ansiosas e depressivas. Motivo de pesquisas por estudiosos do assunto, a depressão é uma das mais temias doenças de todos os tempos e foi chamada de “o mal do século”, por abarcar um número cada vez maior de pessoas e algemar a psique de muitos.

A depressão é uma doença psiquiátrica mal compreendida e estigmatizante, que atinge homens e mulheres em algum momento de suas vidas. É uma das causas do consumo exacerbado de remédios e pode levar ao autoextermínio. Precisamos nos prevenir para não sermos atingidos por ela. Não podemos pensar que a vida é um parque de diversões, onde tudo é alegria e festa. No livro de Jó 5.7, aprendemos que o homem nasce para as dificuldades, tão certo quanto fagulhas voam para cima. 

Muitos são os fatores que levam uma pessoa à depressão, uma doença que pode atingir qualquer ser humano, independente da sua posição social, credo, raça ou cor. A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Mas o Senhor tinha um plano restaurador para a vida de Elias, ou seja, proporcionou-lhe um tratamento completo para o seu corpo, alma e espírito. Conforme a passagem do primeiro livro de Reis, vemos que Deus contempla o ser humano com a cura da depressão, integralmente. Ele cuidou de alimentar o profeta Elias, deu descanso para sua alma e confortou-o espiritualmente.

Uma das formas de se prevenir a depressão é não deixar que coisas ruins se acumulem em nosso coração. Não podemos guardar mágoas, mas rasgar nosso coração diante de Deus. 

Uma pessoa deprimida tem que procurar um médico, usar a medicação correta, alimentar e exercitar-se, mas, sobretudo, buscar consolo no Senhor, porque, sem a sua ajuda, o tratamento fica incompleto. Deus tem sonhos para nossa vida e seu poder curador nos atinge de forma completa.

Deus nos trata quando estamos deprimidos. Ele sempre vai nos dar força para sairmos do fundo do poço.

LEIA MAIS

Saiba mais sobre este assunto no livro “Depressão”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br.

GOSPEL AMERICANO

O grupo americano de música gospel “Oscar Williams & The Band of Life” vai se apresentar amanhã (4), às 19h, no teatro Francisco Nunes, que fica dentro do Parque Municipal, em BH. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro.

FÉ PRA VIVER

Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas: youtube.com/FePraViver.

O que achou deste artigo?
Fechar

Depressão
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter