Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Thiago Nogueira

UFMG será centro do debate sobre futebol

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Fri Nov 09 04:00:00 BRST 2018

UFMG será centro do debate sobre futebol

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será o centro das discussões sobre o futebol brasileiro na próxima semana. Gestores, dirigentes, ex-atletas, treinadores, preparadores físicos e membros do departamento médico de diferentes clubes vão se reunir em mesas de debates com o objetivo de melhorar o conhecimento e a expertise daqueles que já atuam ou que desejam entrar para o mercado de trabalho do maior e mais rentável esporte do planeta. O UFMG Soccer Science Congress acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. As inscrições terminaram ontem. Os técnicos de Atlético, América e Cruzeiro, Levir Culpi, Adílson Batista e Mano Menezes, respectivamente, participarão juntos da discussão sobre a gestão de equipes profissionais no calendário brasileiro na sexta-feira (16), às 19h. Thiago Larghi, que deixou o Atlético recentemente e participaria do debate, não vai mais comparecer mais por motivo de agenda, segundo os organizadores do evento.

Base

À noite será hora de falar de categoria de base. Os responsáveis pelas formações de atletas de América (Paulo Bracks), Atlético (Marques, que acumula o cargo de diretor de futebol profissional), Flamengo (Eduardo Freeland) e Bahia (Marcelo Vilhena) discutem o assunto. A programação termina com os professores Israel Teoldo (UFV), Maicon Albuquerque (UFMG) e Pablo Greco (UFMG) discutindo cognição, comportamento e tomada de decisão no futebol.

Coaching

O treinador Renê Simões, que já comandou várias equipes do futebol brasileiro e as seleções da Jamaica, Irã, Trinidad e Tobago e Costa Rica, além da seleção brasileira feminina, vai falar sobre coaching esportivo juntamente com a psicóloga Suzy Fleury, que já trabalhou com atletas da seleção, e Varley Costa, da UFMG e do Cruzeiro. No sábado, o papo é com os diretores de América e Cruzeiro, Ricardo Drubscky e Marcelo Djian, respectivamente.

Ciência

A recuperação de atletas fica com Altamiro Bottino, coordenador do São Paulo, e Eduardo Pimenta e Marco Túlio Mello, da UFMG. O controle de carga nos exercícios é tarefa para Roberto Chiari, do Atlético, André Fornaziero, Atlético-PR, e Bruno Pena, da UFMG. A tecnologia, com a análise de desempenho e perspectivas do uso de interpretação e análise de dados, fica com Fred Fortes (Atlético), Rui Souza (América) e André Gustavo Andrade (UFMG).

Medicina

Na sexta-feira, também a partir das 9h, o papo no UFMG Soccer Science Congress é sobre lesões no futebol, com Felipe Kalil, médico do Atlético, Sérgio Campolina, médico do Cruzeiro, e Charles Costa, fisioterapeuta também da Raposa. A mesa temática da tarde vai destrinchar os treinamentos técnicos, táticos e físicos no futebol com os professores Alcides Scaglia (Unicamp), Mauro Chagas (UFMG) e Gibson Praça (UFMG). Outra boa pedida para o evento.

Apresentação

A programação é extensa e começa às 9h de quinta-feira, feriado de Proclamação da República, com uma homenagem a Emerson Silami, fisiologista do Cruzeiro e professor da UFMG com larga experiência no mundo do futebol, inclusive, fora do país. Eduardo Conde Tega, CEO da Universidade do Futebol, vai ministrar a palestra de abertura sobre o tema “O futuro do futebol: A inovação como vetor de transformação da indústria esportiva”. Vale conferir.

Administração

As práticas de governança em clubes de futebol profissional, já na parte da tarde, estarão em debate com as presenças de Plínio Signorini Filho, que substituiu Bebeto de Freitas na diretoria de administração e controle do Atlético, e Thiago Scuro, ex-diretor de futebol do Cruzeiro, hoje, no Red Bull Brasil. Flávia Magalhães (CBF) e as professoras Juliane Fechio (Uniandrade) e Regina Brandão (Universidade São Judas) falarão sobre a inserção da mulher no mercado do futebol.

O que achou deste artigo?
Fechar

UFMG será centro do debate sobre futebol
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter