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Vida Saudável

Estresse e natureza

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PUBLICADO EM 07/07/18 - 03h00

Nosso dia a dia normalmente vem acompanhado de muito estresse, com vários problemas para resolver e, por consequência, com altas descargas de cortisol e adrenalina no sangue. Atitudes simples e baratas, oferecidas pela mãe natureza estão ao nosso alcance para ajudar no controle desses picos de estresse. Estudos científicos e especialistas apontam que usar a natureza a seu favor é uma ótima alternativa para as saúde.

Em um estudo, realizado por uma instituição holandesa com 350 voluntários, foi constatado que pessoas em contato com a natureza regularmente têm 21% menos de chance de desenvolver depressão. Em outra pesquisa, esta realizada por escoceses, ficou demonstrado que praticar exercícios ao ar livre reduz a agressividade, melhora a atividade cerebral e estimula o pensamento meditativo.

Você, com certeza, já leu ou ouviu alguém dizer que atividade física estimula não só a perda de peso, mas reduz o risco de doenças, traz mais flexibilidade e disposição ao corpo, além de prevenir uma série de doenças mentais. Porém, atividade ao ar livre e o contato com a natureza podem trazer ainda mais benefícios. Muito mais do que ter apenas um dia agradável, essa prática libera substâncias que melhoram o humor, trazendo sensação de liberdade e de calma no pós-exercício, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de determinadas doenças crônicas aparecerem, como diabetes e hipertensão arterial.

Uma simples caminha na terra ou na grama tem grandes benefícios terapêuticos. A aplicação de pressão nos pés tem apelo como tratamento desde a antiguidade. Ao reservar alguns minutos do dia para caminhar com os pés descalços, você irá se sentir melhor e mais revigorado. De acordo com um estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, bastam cinco minutos de exercícios em uma área verde, como um parque, para melhorar a saúde mental. Foram analisadas 1.250 pessoas e aquelas que praticavam atividade física ao ar livre tiveram uma melhora rápida do humor e da autoestima.

Aproveitando a caminhada, preste atenção em sua respiração. A inspiração profunda do ar em áreas verdes reduz a asma e outras alergias. É o que aponta um estudo desenvolvido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, e divulgado na publicação científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Dando seguimento com a caminhada e com as inspirações profundas, a companhia de seu cão de estimação pode ajudar, e muito, para você e para ele (a). A terapia assistida por animais já possui inúmeros estudos que relatam seus benefícios para a saúde. De igual forma, é ideal que os dias escolhidos sejam ensolarados. Sabemos da íntima relação da baixa exposição ao sol com quadros de ansiedade, angústia e depressão. E por que não, durante essa caminhada, ouvir uma música? Existem no mercado diversos aplicativos de música para celulares para todos os gostos e estilos.

Acho que 20 a 30 minutos de caminhada em uma área verde próxima da sua casa poderá trazer enormes benefícios para você. Então deixe a preguiça de lado e faça uma boa semana. 

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