AKQA faz história no Cannes Lions 2019
A AKQA é a líder isolada, entre as agências brasileiras, no Cannes Lions 2019. Na quarta-feira (19), ela recebeu mais um Grand Prix para o Brasil na área de Media, pelo case “Air Max Graffiti Stores”, criado para a Nike. Como já havia conquistado o GP de Entertainment for Music no Cannes Lions 2019, com “Bluesman”, para Baco Exu do Blues, a AKQA repete um feito que até hoje só a Ogilvu havia conseguido entre as agências atuantes no Brasil: dois Grand Prix em uma mesma edição do festival – os da Ogilvy foram conquistados em 2013 em Titanium (“Retratos da Real Beleza”, para Dove) e Promo & Activation (“Fãs imortais”, para Sport Club Recife).
Em um ano, a AKQA foi vencedora de 2 Grand Prix, 2 Pratas e 3 Bronzes. Na sequência ficou a Wieden+Kennedy São Paulo (com 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze). Ao todo, o Brasil encerrou sua participação no festival com 85 Leões. O número é inferior ao da edição de 2018, quando as agências nacionais trouxeram para casa 101 Leões. A quantidade menor de prêmios era esperada uma vez que, assim como no ano passado, o número total de inscrições de trabalhos no festival caiu. Só no Brasil, por exemplo, enquanto as agências nacionais inscreveram 2.131 peças em 2018, neste ano o total de trabalhos brasileiros disputando Leões foi 2.093.
Unimed-BH realiza campanha para reforçar novo serviço em Betim
A Unimed-BH inaugurou em Betim, no último domingo (16), a Clínica Unimed, uma nova unidade de serviços próprios. A cooperativa desenvolveu uma campanha de marketing para comunicar a novidade. A ação reforça os serviços que serão oferecidos na clínica: atendimentos sem hora marcada para consultas no mesmo dia, nas especialidades de clínica médica e pediatria.
A campanha já está em circulação em Betim e região e conta com anúncios de jornal, outdoors, carro de som, redes sociais, mídia online, ações de panfletagem e rádio.
Brahma apresenta lata que faz tour virtual pelo Mineirão
A Brahma, cerveja oficial da Conmebol Copa América 2019, apresentou uma lata bastante original para promover a competição disputada no Brasil pela primeira vez em 30 anos. Por meio de um QR Code na embalagem, os consumidores são levados para um tour virtual 360° pelo Estádio do Mineirão.
“Brahma e os brasileiros são apaixonados por futebol e pela seleção. Como cerveja oficial da Conmebol Copa América, queremos tornar a experiência mais completa. Já é uma tradição da marca ter uma lata decorada para grandes eventos, mas com essa tecnologia trazemos algo novo e uma experiência que valoriza um dos principais palcos do nosso futebol”, disse Pedro Adamy, diretor de marketing de Brahma.
“A novidade lançada pela Brahma é uma lembrança inesquecível para o torcedor, de mais uma grande competição do futebol mundial que será disputada no Mineirão”, disse Ludmila Ximenes, gerente de relações institucionais do Mineirão.
Brahma quer, com a ação, tornar a experiência do consumidor mais completa
Nielsen cria perfis inéditos de hábitos de consumo
A Nielsen, empresa de mensuração e análise de dados, criou cinco novos perfis de hábitos de consumo. Dessa forma, os varejistas podem adaptar e personalizar suas estratégias de marketing de maneira mais eficiente. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas a 21 mil pessoas.
Um dos perfis é o “consciente pragmático”, que segue de maneira fiel seus hábitos e preferências. Aqui predominam pessoas com mais de 46 anos de idade, das classes C2, D e E, com 55% de homens e 45% de mulheres. Já o “equilibrista” é uma espécie de negociante, que busca realizar boas escolhas para conseguir consumir tudo o que quer. Esse perfil é predominantemente feminino (67%), das classes C1 e C2 e mais jovem (26 a 45 anos). O “consciente sonhador”, por sua vez, quer levar uma vida tranquila, cuidando de si e do mundo. Esse perfil também é predominantemente feminino (72%) e está mais presente nas classes C2, D e E. Já o “conectado” passa a maior parte do seu tempo na internet e também é o mais jovem dos perfis (até 25 anos de idade), mais inserido nas classes B2 e C1 e sem predominância de gênero. O “aspiracional” busca aliar seu bem-estar próprio ao coletivo. O perfil é predominante nas classes A, B1 e B2, com idade entre 26 e 45 anos e de maioria feminina (64%).
Marketing para o mundo VUCA
Francisco Brandão
CEO
Agência Life
O mundo dos negócios se tornou um ambiente imprevisível. A estabilidade antes experimentada por modelos de negócios tradicionais se tornou apenas uma lembrança. Vivenciamos uma inédita combinação de evolução tecnológica com a democratização do conhecimento. Essa receita resultou em um cardápio infinito de soluções que efervesceram a competitividade, abalando as estruturas das empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação. Hoje, ninguém mais se espanta ao ouvir notícias de um algoritmo que destruiu um império por apresentar ao mercado uma forma mais econômica de resolver um problema.
Essa nova realidade tornou a tarefa de fazer projeções extremamente árdua. A bússola dos C-Levels, CEOs, diretores e empreendedores nunca esteve tão descalibrada como agora. O acrônimo VUCA sintetiza bem o momento. V – volatilidade, U – incerteza (do inglês uncertainty), C – complexidade e A – ambiguidade. Apesar de ter surgido nos anos 90, o termo ganhou relevância nos últimos anos, sendo incorporado ao vocabulário corporativo por descrever de forma direta a dificuldade de se projetar cenários de longo prazo.
O mundo VUCA coloca pressão em todos os níveis das organizações por inovação, agilidade, aumento de produtividade e redução de riscos. O marketing não pode escapar dessa realidade. Pelo contrário, precisa protagonizar a transformação.
A boa notícia é que isso já está acontecendo. As metodologias ágeis, antes dominadas por empresas de tecnologia, vêm sendo incorporadas às operações de marketing. Em Nova York, por exemplo, há um Meetup público, organizado pela The Six (consultoria de inovação e design que tem clientes como Apple, Cisco e American Express), com objetivo de propagar metodologias como o Design Sprint para profissionais da área de marketing e design.
Na Agência Life (empresa da qual sou co-fundador), combinamos diversas metodologias para potencializar os processos de marketing de clientes. Design Sprint, Canvas, Lean, OKR e, em alguns casos, a combinação de todos esses. Com isso, ajudamos nossos clientes a melhorar eficiência, reduzir riscos e tornar as etapas de marketing mais ágeis e assertivas. O mundo VUCA pede eficiência. E como diz Eric Ries, autor do livro Lean Startup, “as reações do mercado vão orientar seu aprendizado e as adaptações do produto/serviço”.
Recomendadas para você
LEIA MAIS
- Unimed-BH lança campanha de Carnaval recheada de parcerias
- Ano novo, contas novas
- Jornal O TEMPO e Portal O Tempo são destaque em noite de premiação na capital mineira
- Sinapro-MG comemora 40 anos no Encontro Anual da Propaganda
- Anitta, Grazi Massafera e MC Jottapê estrelam campanha do iti
- Urba apresenta sua nova marca ao mercado
- Bigiganga ou buginganga?
- Outubro Rosa é celebrado pela Oncomed com o projeto Casa Delas
VER TODOS