Em homenagem a BH, Wäls cria movimento
Comemorando seus 20 anos em 2019, a Cervejaria Wäls relembra seus primórdios e faz uma homenagem aos mineiros. Entre tantos símbolos icônicos de Belo Horizonte, um dos mais tradicionais é o “Copo Lagoinha”. Sempre presente nas mesas dos bares ou nas mãos dos apreciadores de cerveja, ele recebe esse nome justamente por ter ficado marcado na região da Lagoinha, um dos setores mais boêmios da capital mineira na década de 60. O problema é que no restante do país o objeto leva o nome de “americano”. O Copo Americano® e Copo Americano Lagoinha® são marcas registradas da Nadir Figueiredo. Se toda boa cerveja pede para ser degustada em um copo americano, Wäls mostra que a bebida pode ficar ainda melhor no legítimo “Copo Lagoinha®”. Para valorizar ainda mais suas origens e a região onde nasceu, Wäls vai criar um movimento online para reconhecer o nome “Lagoinha”. A ideia é levar a iniciativa diretamente para os criadores do copo no Brasil. Para engajar mais pessoas, a cervejaria vai instalar totens em BH, em pontos de grande fluxo de pessoas, e na própria região da Lagoinha, para os consumidores entrarem no site e fazerem sua assinatura. A campanha está disponível no site: nossocopolagoinha.com.br.
Forno de Minas inicia as comemorações dos 30 anos com lançamento de livro
Em agosto a Forno de Minas começa a contagem regressiva para celebrar os 30 anos de história da marca. Para registrar essa conquista e os desafios vividos ao longo das três décadas, Hélida Mendonça, uma das sócia-fundadoras da Forno de Minas, fará em Belo Horizonte o lançamento do livro sobre a trajetória da empresa, a determinação dos fundadores e sua paixão pela família.
“Aqui todo mundo é de casa” leva para o público a história de persistência, liderança e ascensão de uma das empresas mais queridas e admiradas de Minas Gerais e do Brasil. O livro, que não será vendido, é um verdadeiro presente para os que fizeram, os que fazem parte da Forno de Minas e para os interessados em histórias de sucesso.
O livro é o terceiro escrito por Hélida. O primeiro a ser lançado – Estrela Dalva – foi uma homenagem à mãe e conta boa parte da história de vida da família, narrada de maneira simples e sutil. O segundo foi também uma homenagem, mas ao pai (Hélio Mendonça Braga que morreu em 1973) e contém relatos marcantes, sinceros e engraçados. E este terceiro, que promete ter um lançamento bem diferente do tradicional. “Mas é surpresa”, finaliza Hélida.
Mercantil do Brasil é eleito pela segunda vez consecutiva a melhor empresa para se trabalhar em Minas Gerais
O banco Mercantil do Brasil acaba de conquistar o título, pelo segundo ano consecutivo, de melhor empresa para se trabalhar em Minas Gerais pelo Instituto Great Place To Work (GPTW), que pesquisa o ambiente de trabalho nas organizações. O banco foi campeão na categoria “empresa de grande porte”, após pesquisa online que realizou a medição da percepção dos funcionários em relação à empresa. “É uma imensa alegria para o Mercantil receber esse reconhecimento. Um diálogo transparente, o respeito e a valorização das pessoas e um ambiente de trabalho positivo estimulam a inovação e se refletem no desempenho da equipe. Queremos ser cada vez melhores”, diz Stephania Guimarães, gerente de Marketing, Talentos e Cultura do Mercantil.
No Dia Mundial da Juventude, McDonald’s realiza evento sobre iniciativas de impacto
Para celebrar o Dia Internacional da Juventude comemorado no último dia 12, o McDonald’s, maior empregador de jovens do Brasil, realizou evento que discutiu o papel e a importância dos jovens na transformação da sociedade. A ocasião trouxe as ações de parceiros como ESPM, One Young World, IOS (Instituto da Oportunidade Social), TOTVS, Siemens, Instituto PROA, Enactus e Spotify, além de contar com o apoio da Gooders. Cerca de 150 jovens conheceram os projetos realizados pelos parceiros em uma noite divertida e repleta de informações. A ESPM, por exemplo, levou alunos que apresentaram sugestões para o futuro do McDonald’s, passando pela jornada do cliente até temas de tendência como sustentabilidade e meio ambiente. Já a One Young World detalhou um projeto que engaja jovens com o resgate e acolhimento de famílias refugiadas por meio de um financiamento coletivo. O Instituto PROA, por sua vez, construiu um diálogo com os jovens mostrando as oportunidades geradas pelo projeto, que conecta talentos e empresas por meio de um programa de capacitação.
Othon de Carvalho realiza evento para arquitetos
Pelo segundo ano consecutivo, a Othon de Carvalho realiza o Coquetel de Arquitetos, um evento direcionado para arquitetos, decoradores, projetistas e designers de interiores, com objetivo de estreitar o relacionamento com os profissionais do mercado, apresentar as tendências/novidades e lançamentos de fornecedores. Além disso, a faculdade COTEMIG vai oferecer uma palestra com o tema "Como oferecer automação residencial em seus projetos". O evento será no dia 27, a partir das 19h.
Jornais unidos pela sociedade
Na tarde dia 17 de outubro de 1979, em uma sala pequena de um edifício comercial no centro do Rio de Janeiro, representantes de dez jornais brasileiros se reuniram para fundar uma associação que representasse a indústria jornalística do país. O Brasil ainda estava sob o regime militar, no governo do general João Figueiredo, mas os jornais buscavam se unir e mobilizar dentro da abertura política que se avizinhava, preocupados em defender e promover os princípios da liberdade de imprensa.
Quarenta anos depois, sediada em Brasília, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), hoje com cerca de 100 associados, é uma das principais referências na questão da liberdade de imprensa e se consolidou também como um fórum de debate e disseminação das melhores práticas e informações do setor.
Questões que nem se imaginava naquele remoto 1979, como a propagação da desinformação pelas redes sociais, se impõe agora para a ANJ, para os jornais e toda a sociedade. Mas a associação, exatamente por causa dos males da desinformação, comemora seus 40 anos na certeza de que um de seus principais fundamentos está cada vez mais vivo e necessário: a importância do jornalismo profissional e de qualidade.
Na sessão de comemoração dos 40 anos da ANJ realizada na última quinta-feira no Senado, o presidente da ANJ, Marcelo Rech, assinalou que “o extraordinário mundo digital abriu incontáveis possibilidades de acesso ao conhecimento, à criação de conteúdos, à aproximação entre indivíduos e ao exercício da liberdade de expressão de forma generalizada absoluta”.
Mas, continou Rech, “este fabuloso mundo novo, materializado principalmente nas redes sociais, também vem sendo gradualmente contaminado por terríveis efeitos colaterais, a começar pelo que chamamos de desinformação deliberada: a produção de conteúdos falsos para induzir a opinião pública a tomar decisões e a ser posicionar sobre premissas propositadamente distorcidas”.
Desta forma, os jornais que integram a ANJ olham para o futuro com a certeza de que - seja no impresso ou no digital - o jornalismo independente, profissional, ético e responsável prosseguirá como um elemento fundamental da cidadania e da própria democracia. Cada vez mais, as pessoas precisam de informação confiável e de credibilidade. Seguiremos trabalhando dentro dessa crença, acima das paixões políticas e em benefício do conjunto da sociedade.
Ricardo Pedreira
Diretor Executivo da Associação Nacional de Jornais