Há 79 anos nascia em Belo Horizonte a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG). A entidade surgiu sobre o alicerce da assistência, cuidado e apoio aos advogados de todo o Estado, assistindo-os em todas as suas necessidades para desempenharem da melhor forma possível o direito, a justiça e a cidadania no Estado. Por meio de uma advocacia forte e bem amparada se pode criar uma sociedade mais igualitária, assim, a CAA--MG foi aprofundando suas raízes na criação de iniciativas pungentes que pudessem criar prerrogativas à advocacia tornando a classe mais unida e com ampla visão do seu papel social.
Com o passar dos anos, diversas modalidades de auxílios e benefícios foram sendo implementados e ofertados aos profissionais, tais como auxílios mensais, funerais, acolhimento, maternidade, alimentação, entre diversos outros que abrangem de maneira 360° as necessidades temporárias ou prolongadas da advocacia.
Nesta última gestão, iniciada em 2019, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais atuou com o propósito de se manter no caminho do trabalho, transparência, solidez e uma gestão financeira eficiente. Os dados da gestão evidenciam isso, sendo que, em novembro, há um mês do término da gestão, o saldo em aplicações financeiras da instituição é de R$ 79 milhões. E, durante a gestão, foram gastos cerca de R$ 16,5 milhões em assistência e ações sociais, evidenciando que é possível ampliar o fornecimento de auxílios aos profissionais, mas mantendo sempre a austeridade. Além disso, foi criado o Portal da Transparência, com a finalidade de informar os advogados sobre os investimentos na área da assistência social e divulgar a economia realizada durante a gestão para tais investimentos.
Durante a atual gestão, um mal sem precedente nesses 79 anos pegou o mundo de surpresa: a pandemia de Covid-19, que exigiu da entidade a criação de medidas extraordinárias e efetivas para a proteção tanto da saúde dos advogados quanto a manutenção do trabalho durante o período de isolamento. Sendo assim, a CAA criou a Comissão Extraordinária de Estudo e Planejamento e demais providências por ocasião da pandemia de Covid-19, por escopo de acolher de diversas formas o advogado acometido com a Covid-19 estendendo-se a todas subseções.
A Caixa criou o projeto CAAlmamente, um núcleo inteiramente voltado para assistência psicológica. Além disso, foram liberados testes de Covid-19 a baixo custo, cartão alimentação emergencial, isenção extraordinária de anuidades. Os advogados aptos a receber a vacina contra a doença que têm alguma dificuldade de locomoção também puderam solicitar o auxílio-transporte até os locais de vacinação e ainda auxílio mensal, por meio do qual mais de 16 mil advogados foram beneficiados, os quais somam 28.804 atendimentos.
Provando o quanto a CAA-MG entende a grave situação social em que o país se encontra, a entidade criou também a Campanha “CAAixa do bem”, uma iniciativa que vai além da assistência para a advocacia, abrangendo a sociedade como um todo, com foco naqueles que se encontram em um momento de vulnerabilidade social. É uma campanha de arrecadação de donativos que está recebendo alimentos não perecíveis, entre outros itens, que serão destinados para quem precisa tanto neste momento. A CAA-MG se preocupou ainda em ajudar os advogados a se manterem atuantes em seu trabalho. Para isso, aumentou e equipou mais cerca de 40 unidades do Meu Escritório, oferecendo estrutura completa para o desenvolvimento das atividades dos profissionais.
São 79 anos de história, seguindo um único norte: ser o suporte da advocacia mineira em todos os momentos, garantindo assistência social de forma abrangente, inabalável e solidária. Olhando para cada profissional de maneira individualizada para, assim, entender o âmago das suas necessidades e, com isso, exercer seu papel de cuidar e dar a estrutura necessária para eles possam exercer a advocacia com excelência, o que é, de forma irrefutável, um dos pilares de uma sociedade mais justa e igualitária.