Opinião

Importância dos eventos

Impactos no turismo e na economia

Por Alexandre Sampaio
Publicado em 05 de março de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Os próximos meses prometem ser de muito agito. A partir deste mês, as portas do país estarão abertas para artistas mundialmente reconhecidos. Maroon 5, Metallica, Billie Eilish, Taylor Swift e Michael Bublé são alguns dos nomes que se apresentarão em diferentes Estados.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo, em 2014, o mercado de shows no país movimentou cerca de R$ 357 milhões no ano anterior à pesquisa. Pode-se notar que, além de ser uma ótima ferramenta cultural, os eventos nas cidades – principalmente de artistas internacionais – costumam ser um suporte extra para a economia e para o turismo nacional e, portanto, devem ser incentivados.

Em 2019, o Rock in Rio, considerado o maior festival musical do planeta, tinha a expectativa de atrair 450 mil turistas, com a entrada de visitantes de, em média, 73 países. Também era esperada a movimentação de R$ 1,7 bilhão, segundo a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro. O deslocamento dos estrangeiros – além dos brasileiros – potencializa a movimentação de hotéis, bares, restaurantes e dos serviços de transporte das cidades.

No que diz respeito aos grandes eventos, a capital paulista também não fica fora desse meio. Desde 2012, São Paulo atrai diversas pessoas em todos os quatro cantos do mundo com o Lollapalooza Brasil. As duas primeiras edições do evento foram realizadas no Jockey Club, enquanto as seis restantes ocorreram no Autódromo de Interlagos.

Em 2015, a festa trouxe a movimentação econômica de R$ 93 milhões com os turistas. Mais da metade das 136 mil pessoas que estiveram presentes na época veio de fora da região.

Ainda nesse período, a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) levantou a pesquisa “Global Entertainment and Media Outlook 2014-2018”, que foi responsável por estimar o crescimento do consumo de shows no Brasil em 39% até 2018. Em 2015, a expectativa era que o segmento chegasse aos US$ 280 milhões. Com esses valores, o Brasil havia se consolidado como um país de peso para os festivais, sendo até mesmo considerado o segundo maior mercado para música ao vivo na América Latina.

Os dados apresentados reforçam a importância do investimento em shows e eventos de grande porte para incrementar a receita cambial do turismo. Além disso, promover essas ocasiões em solo brasileiro potencializa a entrada de visitantes e, consequentemente, movimenta todo o mercado nacional.

Devemos estar cada vez mais abertos à possibilidade de implementar uma infraestrutura convidativa e funcional para que o Brasil cresça com o apoio do setor.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!