Opinião

Momento de unir esforços

Informação para os médicos

Por Maria Inês M. Lima
Publicado em 08 de abril de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Estamos vivendo uma crise sem precedentes na saúde pública mundial, chegando a mais de 400 mil casos e 19 mil mortes no mundo. Espera-se que muitos casos e óbitos vão acontecer nos próximos meses. A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil em 26.2 e, em 7.4, chegamos a mais de 12 mil casos confirmados e 589 mortes.

Estudo publicado pelo Imperial College da Inglaterra em 16.3 mostra duas estratégias fundamentais para impedir o aumento progressivo dos casos: a mitigação ou o isolamento vertical (isolar casos suspeitos, familiares e pessoas de risco em nível domiciliar) e a supressão ou o isolamento horizontal (mais rigoroso, com fechamento de escolas, comércio e universidades).

Achar soluções para contemplar a epidemiologia e a sociologia não é fácil. A discussão do benefício social e econômico adotando-se o isolamento vertical parece interessante, porém sua efetividade no Brasil é difícil de ser alcançada, visto que o isolamento total do grupo de risco é difícil de ser implementado pelas condições socioeconômicas brasileiras. Seguir orientação do Ministério da Saúde e das evidências científicas – ou seja, “ficar em casa” – parece ser a decisão mais acertada.

A Associação Médica de Minas Gerais enaltece a atuação dos médicos, que, neste momento difícil, empenham todos os esforços para ajudar a população e os órgãos públicos a dar a melhor assistência aos que padecem da Covid-19 e suas complicações.

As entidades médicas mineiras trabalham para que governadores e autoridades sanitárias garantam aos médicos e profissionais de saúde a segurança necessária para que possam desempenhar com segurança o seu trabalho, com a oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), leitos hospitalares, unidades de terapia intensiva e respiradores em número suficiente para atender a demanda.

Os números impressionam e nos preocupam. Precisamos estar unidos, produzindo informações oficiais e evitando as fake news. É fundamental capacitar nossos profissionais de saúde, equipar nossos hospitais e instituir medidas de segurança. Estamos atentos, monitorando, cobrando junto aos órgãos públicos medidas que possam conter essa pandemia.

Por meio do site da AMMG, www.ammg.org.br, acompanhe diariamente as novidades. Criamos um canal de atendimento aos médicos, e as sociedades de especialidades responderão às dúvidas e aos questionamentos. Entendemos que, agora, nossa melhor arma é a informação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!