Artigo

Nova posição

Aceitar uma proposta ou não?

Por Irene Azevedoh
Publicado em 26 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Quando se está em transição, aceitar uma nova proposta é sempre algo desafiador. Normalmente, porque abrem-se tantas frentes nessa fase da vida profissional que aparece todo tipo de proposta. E aí vem a famosa dúvida: “Devo ou não aceitar essa proposta?”. É mais comum do que se imagina.

Nesse momento, em vez de aceitar a primeira proposta que aparecer, o ideal é fazer uma profunda reflexão para entender o que você realmente quer para seu próximo passo na carreira. Tal movimento é muito importante, pois definirá já na largada se esta é uma proposta que deve ser mais analisada ou não.

Caso faça sentido o próximo passo, outros aspectos deverão ser igualmente considerados, como o que esta oportunidade contribuirá em termos de aprendizados. Só se deve aceitar uma posição quando ela traz aprendizados. Lembre-se de que uma carreira não é feita de posições que você ocupou, e, sim, de aprendizados, experiências e realizações que ela possibilitou a você. 
Outro aspecto crucial são os motivadores de carreira. Levando-se em consideração que motivação é intrínseca, não se pode deixar de lado a análise que leva em conta se a nova posição criará um ambiente para que você se sinta engajado.

Além disso, com a agilidade que hoje existe no ambiente de negócios, só oportunidades aderentes a seu propósito possibilitarão sucesso. Você já sabe qual é o seu propósito? Caso ainda não, é bom encontrá-lo, pois precisará estar alinhado com ele de agora em diante. Por último e não menos importante: o que essa oportunidade representa financeiramente para você? Caso você precise desesperadamente de dinheiro, lógico que deve aceitar, mas se esta oportunidade não atender os requisitos acima, saiba que esta será, provavelmente, de curto prazo. Então, prepare-se, uma nova transição deverá ocorrer em breve.

Enfim, é necessário que em nenhuma situação você se jogue de cabeça na primeira oportunidade sem antes analisar se faz sentido para sua carreira, no atual momento e no futuro. Lembre-se que no ambiente dos negócios atuais, de incertezas, de vulnerabilidade e de complexidade, há necessidade de se estar totalmente alinhado em termos de propósito e de motivadores. Caso contrário, haverá uma grande probabilidade de insucesso.

(*) Lee Hecht Harrison

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!