A Zero Motorcycles vem há 13 anos evoluindo e aumentando o rendimento e a quilometragem percorrida de seus vários modelos elétricos, proporcionando um uso quase idêntico, na cidade, como o de motos com motores a combustão, que, no entanto, além de poluidores, são mais gastadores no dia a dia.
A empresa chegou ao topo de seu desenvolvimento no modelo de 2019, a naked Zero DSR, alcançando mais potência e rodando basteante – até 350 km na cidade.
A Zero DSR oferta muito conforto, pois não há vibração no funcionamento, faz economia diária e, o melhor, não faz nenhuma agressão ao planeta com a poluição sonora ou do ar, pois o motor não imite descargas ou som ao funcionar.
O visual moderno tem equipamentos modernos normais de uma moto. Numa olhada rápida, pode enganar que seja uma elétrica – parece comum.
Ela tem farol e demais luzes, um falso tanque, painel eletrônico de LCD, rodas de liga leve, freios ABS com disco nas duas rodas e correia dentada de fibra de carbono, atuando na transmissão direta. Mas não se vê o motor elétrico, que está encoberto, e nem canos de descarga, que são exigidos em outras motos com motores movidos a combustíveis fósseis.
Outra facilidade é que a moto não tem câmbio, bastando apenas ao piloto acelerar que ela arranca muito forte e rápido, quase como uma moto esportiva de alta potência, uma vez que nesse motor a potência e o torque não precisa de tempo de aceleração para ganhar força e impulso e chegar à velocidade máxima. É só ir acelerando.
O preço da Zero DSR nos EUA é de US$ 16.495, aproximadamente R$ 65 mil.
Aos poucos vêm avançando as tecnologias das motos elétricas, melhorando o rendimento e abaixando o preço. Vá se acostumando com a ideia. O planeta agradece.
Motor instantâneo
O modelo Zero DSR 2019 vem equipado com o mais avançado motor elétrico, o Z-Force, que já foi produzido pela Zero Motorcycles, entregando até 42% a mais de potência e com 43 kg a menos no conjunto que o modelo anterior.
O propulsor de energia renovável só tem uma parte móvel, não utiliza escovas e tem refrigeração natural a ar, quando muitos outros utilizam a refrigeração forçada a ar. Mas a maior vantagem é que ele não requer manutenção de rotina.
A transmissão é direta, sem embreagem, e levada à roda por correia dentada de fibra de carbono. Essa usina de força produz 100% do torque de 14,7 kgfm, instantaneamente, que é sentido já ao primeiro toque do acelerador, impulsionando a moto muito rapidamente, característica dos motores elétricos, e sem ruídos.
A potência máxima declarada é de 70 cv a 3.850 rpm, podendo levar a moto a atingir até 158 km/h de velocidade máxima.
Um aplicativo da empresa pode gerenciar o comando eletrônico da Zero DSR, via telefone, para uso mais econômico ou mais esportivo, com mais ou menor potência e, evidentemente maior ou menor distância percorrida ou definir velocidades máximas para uso na estrada e para a cidade.
A Zero DSR 2019 pode percorrer até 88 km na estrada e 175 km na cidade, por causa da velocidade reduzida. Mas um equipamento acessório pode ajudar a aumentar isso, oferecendo mais carga de maneira rápida (6 x mais ágil), permitindo recarga em uma hora, dobrando a distância máxima percorrida na estrada para 175 km e na cidade para 350 km.
A moto tem suspensão moderna. Na traseira vem equipada com monoamortecedor com múltiplas regulagens. Na frente, utiliza grafos telescópicos invertidos também com várias regulagens. No quesito freios está preparada com sistema ABS nos discos das duas rodas, que são de liga leve. Mais informações no site.
Ficha técnica Zero DSR 2019
Motor: Elétrico Z-Force 75-7R passivamente resfriado a ar, a fluxo radial, ímã interno de alta temperatura permanente e sem escovas
Potência: 70 cv a 3.850 rpm
Torque: 14, 9 Kgfm imediato
Transmissão: direta com correia, sem câmbio
Velocidade: 158 km/h
Pneus: (T) 130 / 80-17 (D) 100 / 90-19
Freio ABS: (T) disco (D) disco
Preço nos EUA: aproximadamente R$ 65 mil
MOTONOTÍCIAS
O destaque entre os principais motoclubes mineiros desta semana é o atuante e supersolidário MC Coelhos do Asfalto, com sede em Mariana e facções em várias cidades mineiras. A sua ação principal, além das tradicionais inerentes aos motoclubistas, consiste em atuar na ajuda a quem está com problemas mecânicos nas estradas. Essa atuação cidadã tem ido muito além do território mineiro através de redes sociais. Um grande exemplo a ser seguido.
Dpvat 2019, inacreditavelmente, teve redução. Mas, cuidado, pois pode ter guia fraudulenta apresentando valor acima do correto, emitida por sites duvidosos ou hackeados. Só busque guias de pagamentos pelo Detran ou pela Secretaria da Fazenda e confira os valores – motos, R$ 85; e carros, R$ 16. Não há desconto para pagamento antecipado. E também não há multa por atraso no pagamento. Eu só pago o meu Dpvat em fins do mês de abril.
Começou nessa segunda, 7/01 o 41º Rally Dakar, o maior rali do mundo, com todas as etapas no Peru, que termina mo dia 17/01. Dentre os 12 participantes brasileiros, três vão competir na categoria Moto: Jean Azevedo, de Honda CRF 450X, e Marcos Colvero e Lincoln Berrocal, ambos de KTM 450. O Dakar 2019, passará pelas cidades de Lima, Pisco, San Juan de Marcona, Arequipa, Moquegua e Tagna, com mais de 5.000 km de prova em 11 dias de evento, sendo um deles de folga no meio do trajeto.
A Dafra voltou a ter loja em BH. A Urban Motos – Dafra está na avenida Amazonas, 4.519, no Nova Suissa. Assim, os proprietários de Dafras, voltam a receber atendimento especializado, encontram motos novas, usadas e motopeças de reposição.