Editorial

A onda de calor na Europa e a inércia dos pré-candidatos em relação ao clima

Presidenciáveis brasileiros não colocam o meio ambiente em suas prioridades

Por O Tempo
Publicado em 19 de julho de 2022 | 08:00
 
 
 
normal

O meio ambiente enfrenta dificuldade para entrar na lista de prioridade dos presidenciáveis brasileiros neste ano. Os graves problemas econômicos e sociais imediatos, naturalmente, tomam conta da agenda em busca de votos. Mas a onda de calor que já causou ao menos mil mortes na Europa é um sinal do perigo que se corre ao negligenciar o cuidado com a natureza. 

Entre 1º de junho e 1º de julho de 2022, termos ligados ao meio ambiente foram citados apenas 35 vezes por Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet em seus perfis oficiais nas redes sociais. O levantamento foi feito pela vert.se Inteligência Digital e faz parte do estudo “Observatório das Eleições 2022 – Especial Meio Ambiente”. 

A menos de um mês do início oficial da campanha eleitoral, o assunto merecia maior destaque nos discursos. Nem os recorrentes alertas de ambientalistas são capazes de sensibilizar as campanhas eleitorais. Em maio, os presidenciáveis receberam um documento assinado por 75 especialistas com 62 medidas emergenciais para reverter o quadro de degradação do meio ambiente no país.

Enquanto os pré-candidatos a assumir o maior país da América do Sul fecham os olhos para o clima, o calor na Europa derrete estradas, impede o uso de transporte público, força a migração e coloca em risco a vida de milhares de pessoas, principalmente idosos.

Para que eventos climáticos extremos como esse não ocorram com tanta intensidade, é essencial limitar o aquecimento global até 2030 em todo o planeta. 

O desafio passa por grandes mudanças como a substituição da matriz energética, o que envolve a sociedade civil, a academia e o setor privado, mas passa necessariamente pela vontade dos chefes dos Executivos.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!