“Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”; “É uma questão de família, eles que resolvam”; “Isso não me diz respeito”. O fato é que a violência contra a mulher diz respeito, sim, a toda a sociedade, e não apenas moralmente. Na semana passada, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) divulgou uma pesquisa que demonstra os aspectos econômicos dessa chaga social. E o prejuízo para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional atinge R$ 214,4 bilhões em dez anos.
Atualmente, 47,9 milhões de mulheres trabalham no país. Elas representam sete em cada dez profissionais de educação e saúde e praticamente metade dos empregados em serviços. Em geral, com capacitação e tempo de escolaridade maiores que os dos colegas homens. Infelizmente, uma a cada oito delas sofre algum tipo de violência (física, psicológica ou sexual). Somente em 2019, ano de referência para o estudo da Fiemg, foram apresentadas 505 denúncias de agressões por dia (uma a cada dois minutos!).
Tal violência deixa marcas físicas e psicológicas que não passam despercebidas. No ambiente profissional, ele toma a forma do absenteísmo. Em média, são 18 dias perdidos por ano devido a um problema que faz a renda familiar total encolher R$ 91 milhões. Olhando friamente a engrenagem produtiva, a perda de renda força as pessoas a comprar menos, reduzindo o faturamento das empresas. Com menos dinheiro, investe-se menos e produz-se menos, o que leva a demissões. No caso, 1,96 milhão de empregos a menos devido à violência contra a mulher.
Os números mostram que quem se alheia a esse grave problema social age contra o próprio interesse. Um argumento mesquinho para aqueles cujo testemunho da covardia humana não basta para provocar uma reação.
-
Qual será a substituta de História de Amor na Globo? Cinco opções para reprise na Edição Especial
-
Quem é Peter em Dona de Mim? Ator PCD e LGBT diverte o público na novela das sete
-
Como Candinho encontra o filho? Detalhe na pele da criança ajuda o mocinho em Eta Mundo Melhor
-
O comovente pedido de Rosa antes de morte triste e trágica em Dona de Mim
-
Por que a Pâmela de Dona de Mim tem uma perna amputada?