Editorial

Tempo de prudência

Comportamento racional e planejamento permitem passar pelas adversidades


Publicado em 24 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Muito se tem falado sobre a “chuva de mil anos” prevista para hoje. Um temporal com mais de 100 mm de precipitação e ventos de 80 km/h, muito superior ao fenômeno que provocou danos em Contagem, Barreiro e avenida Tereza Cristina no último domingo. Belo Horizonte e Contagem entraram em situação de emergência e obtiveram reconhecimento pelo governo federal.

Coerentemente, Estado e prefeituras da região metropolitana adotaram medidas de prevenção, com disponibilização de equipes de limpeza, maquinário pesado em pontos críticos e controle de trânsito, além de diálogo permanente com a Secretaria Nacional de Defesa Civil.

A natureza pode ser poderosa, mas existe outra força tão ou mais importante para momentos como esse: a prudência. Cada um pode contribuir com medidas relativamente simples e que têm a capacidade de reduzir os danos e os riscos à vida humana. A primeira delas é a autoproteção. Ao primeiro sinal de que uma chuva forte se aproxima, não fique em locais de inundação e risco geológico. O ideal é já ter programado um espaço seguro para onde ir com a família nesse momento.

Evite sair quando a precipitação começar, período em que os riscos de queda de árvores e enchentes aumentam. Mas, se, por força maior, tiver sido pego em trânsito, nunca tente atravessar a enxurrada, a pé ou de carro. Espere, se possível, em uma área elevada, as águas baixarem para, só então, com segurança e visibilidade, seguir o seu trajeto novamente.

Não é hora de práticas alarmistas, alimentadas por correntes nas redes sociais baseadas em relatos anônimos e informações incompletas. Pelo contrário, é o comportamento calmo e racional que permite passar pelas possíveis adversidades com segurança e proteção para todos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!