A Paralimpíada de Tóquio, no Japão, vai marcar a despedida de um dos maiores nomes do esporte brasileiro. Daniel Dias, nadador multicampeão, vai deixar as piscinas para dar espaço para a nova geração, sem deixar de vez o ambiente que lhe proporcionou tantas alegrias.
A decisão foi divulgada nesta terça-feira. Daniel é responsável por 24 medalhas em Jogos Paralímpicos (14 de ouro, sete de prata e três de bronze), 40 medalhas em Campeonatos Mundiais (31 ouros, sete pratas e dois bronzes) e 33 pódios em Jogos Parapan-americanos, sendo todos com medalha de ouro.
“Esta decisão já está tomada há um tempo, eu já venho traçando objetivos e o plano de anunciar a aposentadoria. Sou muito grato pela natação. Eu jamais imaginei que eu chegaria aonde cheguei. Se eu fosse escrever, quando comecei há 16 anos, tudo que conquistei, eu jamais iria conseguir reproduzir isso. Se fosse ler esta carta hoje, não seria tão perfeito como foi” comenta.
Daniel espera seguir dando sua contribuição para a natação do Brasil, agora fora das piscinas, passando sua experiência e servindo de motivação para quem o tem como espelho.
“A vida do atleta é feita de ciclos e, por isso, decidi parar. Resolvi dar o adeus à piscina porque penso que a minha contribuição com a natação paralímpica já foi excepcional. Foi além do que eu esperava. E, hoje, vejo que posso continuar na natação de outra maneira, fazendo outras coisas e ajudando ainda mais a fazer esse esporte a ser uma referência no país e no mundo", projeta.
Daniel seguirá atuando como membro da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro e na Comissão Nacional de Atletas no biênio de 2020-2022. No âmbito social, ele estará mais presente à frente do instituto que leva seu nome, que visa a inclusão social por meio do esporte.
“Não quero que seja uma despedida triste, vai ser um momento de muita alegria, muitos sorrisos. Eu não tenho dúvidas disso. Como vocês sabem, eu passo a mensagem do #SorriaPraVida. Espero que nós possamos desfrutar deste momento, destas últimas braçadas, últimos mergulhos, últimos apitos, enfim, que seja um momento de muita alegria não só para mim, mas para vocês que sempre me acompanharam, torceram e vibraram. É o final de um ciclo e fases da nossa vida. E, sem dúvida, é o maior evento do movimento paralímpico e poder dizer o adeus nesse evento, é um momento espetacular, um momento de muita alegria”, destaca.
Tópicos relacionados
Recomendadas para você
LEIA MAIS
- Ledo engano, jornalista: resposta protocolar sobre a saída de Bichara do COB
- Crônica na coluna Esportivamente: Um gol perdido no meio de tantas glórias
- Educador físico atua com deficientes que tiveram portas fechadas em academias
- Beach tennis: Belo Horizonte volta a receber torneio de nível internacional
- Bop Games 2022 conta com patinação representando 'extremos' entre os inscritos
- Apoio da Teknisa ao futsal do Minas me fez lembrar dos meus tempos de estagiário
- Wakeboard: Minas Gerais conta com cable park para praticantes de todos os níveis
- Iron Runner retorna ao Inhotim trazendo espaço diferenciado para os corredores
VER TODOS