Matheus Vieira Campos

O marketing e a habilidade de adaptação

Consumidor tem um poder de escolha sem precedentes


Publicado em 16 de novembro de 2019 | 03:00
 
 
 
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O setor de comércio e serviços é um dos principais afetados pelas rápidas transformações da era digital. Além da modernização das ferramentas, as mudanças no modo de vida das pessoas e, consequentemente, em seus hábitos de consumo, que acontecem o tempo todo, são motivos de alerta para as marcas, que devem adaptar suas estratégias de marketing para atingir um público cada vez mais exigente.

Com uma diversidade de canais de comunicação à disposição, viabilizados principalmente pelas novas tecnologias, o consumidor adquire um poder de escolha sem precedentes. A publicidade de massa já não tem a mesma efetividade de antes, uma vez que o usuário escolhe o conteúdo que vai consumir. Dessa forma, o marketing se torna um “jogo de gato e rato”, com anunciantes buscando desesperadamente a atenção de um público cada vez mais desinteressado.

As marcas se deparam com um desafio duplo nesse contexto: adaptar-se às novas tecnologias e também à forma como seus potenciais clientes interagem com elas. Uma revolução recente nesse aspecto foi o surgimento do marketing de conteúdo, que utiliza as buscas orgânicas na internet como estratégia para se aproximar do usuário. O método, que se baseia na ideia de conhecer o comportamento do consumidor e lhe entregar exatamente aquilo que ele busca, tem obtido resultados positivos. Segundo o levantamento Social Media Trends, da Rock Content, 97,2% das empresas já estão presentes nas redes sociais, e 62,6% classificam o papel delas como muito importante para seus negócios.

Atualmente, a utilização do marketing de conteúdo é uma iniciativa praticamente unânime entre as empresas. No entanto, o mercado é mutável, e as tendências são temporárias. E a velocidade com que essas mudanças acontecem impressiona. 

Em um piscar de olhos, os métodos modernos podem se tornar ultrapassados. Por isso, tratar qualquer estratégia como definitiva é um erro. Não há espaço para acomodação, afinal as novas demandas já estão presentes, como a otimização para buscas por comando de voz, as atualizações frequentes nos algoritmos das redes sociais e a presença cada vez mais marcante da inteligência artificial em diversos estágios da jornada de compra.

Portanto, uma boa equipe de marketing, independentemente do segmento de atuação, deve contar com profissionais aptos para atuar em tal cenário. Nesse sentido, a palavra de ordem hoje é “adaptabilidade”. A habilidade de lidar com a velocidade das transformações do mercado deve ser pré-requisito na hora de compor uma equipe. O sucesso do setor está condicionado ao senso de inovação. Somente profissionais antenados e determinados a buscar soluções criativas podem contribuir para que a empresa atinja um de seus principais objetivos: a conquista de novos clientes.

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