O empresário Marcos Cysne e a sócia Anamélia Alkmim abriram, no Mercado Central, a loja Ambix – de destilados artesanais da mineira Destilaria Lamas, de Matozinhos – em outubro do ano passado, em meio à crise provocada pela pandemia e não se arrependeram. Sete meses após a abertura, Cysne prevê que até o fim deste ano já terá o retorno do valor investido no negócio.
O sócio da loja Ambix, Marcos Cysne conta que, “no primeiro momento, a pessoa entra por curiosidade, por não acreditar ser possível um uísque de alta qualidade deste lado do mundo”, referindo-se ao uísque, por exemplo, produzido em Minas Gerais. “Aí começamos a apresentar as bebidas: primeiro, contando as histórias delas e depois convidamos para uma experimentação. Ao beber, sentir o aroma e o gosto, os clientes os adquirem e o índice de retorno à loja tem sido grande”, comemora Marcos.
Marcos e a sócia Anamélia Alkmim já eram representantes da Destilaria Lamas. Vendiam os produtos a terceiros e devido à qualidade das bebidas, reconhecidas internacionalmente, e planejavam abrir uma loja física.
Quatro uísques da destilaria mineira Lamas, e que estão na Ambix, já receberam medalhas em concursos especializados no exterior: o Canem, em São Francisco (EUA); o Plenus, em Nova Iorque (EUA); o Verus, em Bruxelas (Bélgica); e o Nimbus, premiado em Londres, Nova Iorque e São Francisco. Os últimos três integram a “Bíblia do Whisky”, do jornalista e escritor inglês Jim Murray, conhecido como um dos maiores críticos mundiais do destilado. Na publicação, o Plenus recebeu pontuação 85,5; o Verus 87; e o Nimbus 93. “O Verus e o Plenus foram enquadrados na categoria de muito bom a excelentes e o Nimbus, um whisky single malt defumado, está entre os brilhantes” , completa.
Marcos lembra que os meses de janeiro a março deste ano foram muito difíceis e, assim como outros lojistas do Mercado Central, acredita que a vacinação irá trazer dias melhores. “As pessoas começaram novamente a sair, viajar. Mas o fato é que a gente acredita bastante nos produtos que comercializamos”, diz.
Na loja experiência Ambix, no Mercado Central, além de levar para casa uma bebida, é possível provar e comprar destilados envasados na hora e ainda personalizar a garrafa. Há opções ainda de kits de bebidas com taças, além de pequenos barris artesanais em carvalho americano, para quem desejar fazer a maturação do uísque em casa.
Os gins comercializados na casa também são destaque no exterior. O rótulo London ganhou medalha de prata em concurso em Londres. “Em San Francisco, nos Estados Unidos, além de ganhar medalha de ouro, foi eleito a 21ª melhor bebida do concurso,” conta Marcos.
Tópicos relacionados
Recomendadas para você
LEIA MAIS
- Belo Horizonte recebe hub de inovação jurídica e estúdio criativo
- One Investimentos planeja gestão de R$ 22 bilhões em 2026
- Payface implanta reconhecimento facial no D'Ville Supermercados
- ArcelorMittal em mais uma CASACOR Minas, em Belo Horizonte
- Ex-governador de Minas Gerais Hélio Garcia ganha biografia
- Consultoria mineira Tailor concorre a prêmio
- Expocachaça termina no domingo
- Conselho da FIEMG promove encontro sobre tecnologia
VER TODOS